Os clubes participantes do Brasileiro Série C 2017 terão que inscrever, obrigatoriamente, cinco atletas Sub-23 para a disputa do campeonato. A novidade foi aprovada no Conselho Técnico da competição, realizado na sede da CBF, nesta quarta.Na reunião, dirigida pelo presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, os representantes dos times acertaram que cada equipe poderá inscrever até 35 atletas, sendo cinco Sub-23.
– É uma iniciativa importante que vai ao encontro com o que é o DNA do futebol brasileiro, que é a formação de novos jogadores. O número mais reduzido de inscrições também protege os clubes, leva-os a se planejarem melhor, contratarem com mais critérios e evitarem labirintos financeiros – destacou Manoel Flores, diretor de Competições da CBF e integrante da mesa diretora da reunião.
A data limite para a regularização dos jogadores para a Série C será o dia 15 de julho. Depois desse dia, os clubes só poderão incluir goleiros, caso necessitem, e desde que este atleta já esteja registrado no clube.
O Conselho Técnico da Série C também aprovou, até a Terceira Fase, a não limitação da capacidade mínima em estádios para a realização de jogos. Atendendo a demanda de atletas e técnicos, os clubes também acordaram sobre a liberação do aquecimento no campo de jogo por, no máximo, 30 minutos. Contudo, 20 minutos antes de a bola rolar, o gramado precisa estar liberado para os últimos detalhes protocolares para começar a partida.
Grupo A: Moto Club, Sampaio Corrêa, Botafogo-PB, Cuiabá, Salgueiro, Remo, Fortaleza, Asa de Arapiraca, Confiança e CSA.
Grupo B: Volta Redonda, Tombense, Macaé, Botafogo-SP, Bragantino, Tupi, Joinville, Ypiranga, Mogi Mirim e São Bento.
Primeira Rodada
Moto Club x Sampaio Corrêa
CSA x ASA
Botafogo-PB x Cuiabá
Confiança x Salgueiro
Remo x Fortalezaw
Bragantino x Botafogo-SP
Volta Redonda x Macaé
Tombense x Tupi
Mogi Mirim x São Bento
Ypiranga x Joinville