Iniciemos a Jornada Rumo a uma grande Aventura

Livro – Ensinamento da Verdade para Jovens Vol.1

Iniciemos a Jornada Rumo a uma grande Aventura
A felicidade, para um jovem, não deve consistir apenas em desfrutar o que lhe é oferecido e levar uma vida cômoda em que nada de importante acontece. É preciso que o jovem, enfrentando e vencendo diversos problemas, desenvolva aforça infinita recebida de Deus, latente nele. Logo, ele não deve fugir das dificuldades; mas também não precisa desejá-las, pois isso já seria cultuar o sofrimento. O que ele deve fazer é não considerar as dificuldades como tais e enfrentá-las corajosamente, considerando-as como competições esportivas. Assim, manifestar-se-á a força infinita do seu interior.
Ao deparar com uma dificuldade, você não deve pensar que aconteceu uma tragédia e considerar-se vítima. Julgando-se protagonista de uma tragédia e deixando-se levar pela autocorniseração, você acabará realmente numa situação trágica. Se surgir uma dificuldade, imagine-se como membro de uma expedição que está se embrenhando corajosamente numa densa floresta à procura de novas terras. Quanto mais densa e emaranhada a floresta, maior será a emoção da aventura. E será especialmente grande a alegria ao sair da floresta para o campo. Dessa forma, você cultivará em você uma grande força, e deixará de sentir as dificuldades como tais.
Aquele que só almeja uma vida cômoda, que pensa estar manifestando a Imagem Verdadeira porque está vivendo confortavelmente, e que deixa adormecido em seu interior a força capaz de dominar as dificuldades, será tragado pelas ondas do mundo fenomênico quando vier uma “tempestade”, pois não terá forças para enfrentá-la.
Você não precisa desejar as dificuldades, mas também não deve fugir delas. Saiba que toda e qualquer tarefa ou responsabilidade que lhe é atribuída é um meio que Deus proporciona a você para desenvolver a sua força interior. Conscientize-se de que o melhor meio para o aperfeiçoamento e engrandecimento pessoal consiste em enfrentar a tarefa e a responsabilidade sem temor, com força total, agradecendo-lhes. O surgimento de problemas significa surgimento de oportunidades de progresso. Se não surgissem problemas, ninguém se esforçaria para melhorar; assim, os assalariados de baixa renda continuariam indefinidamente nessa situação, e os lavadores de prato jamais deixariam de ser lavadores de prato. Se os homens do passado não tivessem tido sonhos e espírito de aventura, a humanidade não teria alcançado o nível atual de progresso.
Avante, jovem! Tenha um sonho grandioso e inicie sua jornada rumo a uma grande aventura!

Aprimoramento da Alma
O amor não é compaixão. Compaixão consiste em ressaltar o infortúnio do outro e, atendo-se a esse aspecto infeliz, oferecer-lhe piedade. Uma vez salientado o seu aspecto desafortunado, a pessoa fixa o pensamento em seu infortúnio e, pela força desse pensamento negativo, não conseguirá sair da situação lastimável.
A dificuldade jamais constitui infelicidade para a alma. Os maiores inimigos da alma são a preguiça e a covardia. Tendo vários caminhos para trilhar na vida, a maioria das pessoas opta pelo caminho mais fácil; mas, na verdade, o caminho mais difícil é que conduz ao aprimoramento da alma. Um caminho plano e fácil, que não requer esforço ou sacrificio para trilhar, não serve para fortalecer a alma da pessoa.
Precisamos compreender que aceitar uma tarefa mais difícil do que a atual é o melhor meio para fortalecer a nossa alma. Da mesma forma que a nossa força física aumenta quando exercitamos o corpo carregando pesos, a nossa força espiritual aumenta quanto mais enfrentamos tarefas dificeis. Somente através desse procedimento poderemos manifestar a força infinita de Deus, com a qual todo ser humano nasce neste mundo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.