O vereador Marlon Siqueira (PMDB) protocolou, nessa segunda-feira, 23, uma representação ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento em defesa da continuidade da atuação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Juiz de Fora. A empresa pública conta com uma Unidade de Armazenagem (UA) na cidade que, por meio do programa “Vendas em Balcão”, é responsável pela venda de insumos e rações a um preço abaixo do mercado a produtores rurais de pequeno porte.
Aproveitando a visita oficial do ministro interino de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, Marlon entregou em mãos um ofício com a representação anexada, salientando a importância da UA para os produtores rurais do município. Segundo informações de servidores, há uma corrente administrativa que está direcionando para que a atividade das Unidades seja interrompida em algumas regiões do país.
“O insumo e a ração que o pequeno produtor adquire com um preço abaixo de mercado gera um grande reflexo da economia rural do município, incentiva o aumento de produção e permite que o homem do campo invista o dinheiro em outras necessidades de sua propriedade, ou mesmo para aumentar a qualidade de vida de sua família, auxiliando na fixação dos núcleos familiares rurais”, destaca Siqueira, salientando que cabe ao Poder Público incentivar e fomentar a produção rural.
Na representação protocolada, o vereador fez “uma solicitação de empenho e esforço administrativo na continuidade dos trabalhos da Conab em Juiz de Fora, e, em especial, ao programa “Vendas em Balcão” direcionado aos produtores rurais da região”.
O programa atende a cerca de 400 produtores cadastrados de Juiz de Fora e cidades próximas, que, muitas vezes, dependem desse tipo de compra para manter a sua atividade para que sua produção seja competitiva no mercado.
Fonte: Assessoria