Devemos manter alegre a nossa mente

Livro – A Verdade Vol.9

Em vez de resistir ao mal, devemos volver a mente para o lado iluminado
Não adianta ficarmos com o pensamento fixo nas preocupações que nos afligem e esforçarmo-nos para expulsá-las de nossa mente, pois isso equivale a “reconhecer a existência do mal e procurar expulsá-lo”, o que não traz nenhum resultado positivo, devido à lei que diz: “Tudo que é reconhecido, passa a existir.” Portanto, o que precisamos fazer é abandonar a idéia de que “estamos com aflições” e, transformando completamente a nossa mente, pensar que “estamos com Deus”. Em vez de lutarmos contra a escuridão, devemos dirigir a mente para o “lado iluminado” de todas as coisas. “Lutar” requer um árduo esforço, ao passo que “virar-se para o lado da luz” requer apenas uma mudança de “posição” da nossa mente. Aquilo que chamamos de “pecado” resulta da atitude de tentar realizar as coisas apenas com a força proveniente do nosso corpo material, “encobrindo”, ou seja, esquecendo que existe em nós a força de Deus. Dirigir nossa mente a Deus não significa chamar por um Deus distante, mas sim “reconhecer a força de Deus que se aloja em nós”. O pecado consiste em não reconhecer essa força e mantê-Ia “encoberta”, Em japonês, “encobrimento” se diz “tsutsurni”, e o “pecado” se diz “tsurni”, Ambas as palavras têm a mesma etimologia.

Devemos manter alegre a nossa mente
Para sintonizar nossa mente com as vibrações de Deus e fazer com que Ele se manifeste em nós, é essencial mantermos alegre a nossa mente. Mesmo alojando Deus dentro de si, as pessoas com mente sombria não conseguem fazer com que Ele se exteriorize, pois estão sem a “chave” que torna isso possível. Naturalmente, essa “chave” é a alegria. Jesus Cristo disse: “Alegrai-vos”. A seita Tenri ensina que o homem deve viver sempre alegre. Também a seita Kurozumi exorta os homens a “respirar diariamente a atmosfera de alegria”.
“Deus Se regozija, e por isso eu também me regozijo; a Sua alegria e a minha alegria se sintonizam e, assim sendo, Ele vem a mim e me enche de vigor.” Se repetirmos isto durante o Shinsokan diário, mesmo os mais sombrios pensamentos que anuviam a nossa mente irão se dissipando pouco a pouco; nossa alma irá ficando cada vez mais alegre e, conseqüentemente, nosso destino começará a melhorar. Pode ser que algumas pessoas digam: “Eu já sou alegre, mas a minha sorte não melhora. Por que será?” Tais pessoas, embora sejam aparentemente alegres, possuem algo sombrio em seu subconsciente. Por isso, elas também devem efetuar essa mentalização.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.