Livro – A Verdade Vol.9
Em vez de resistir ao mal, devemos volver a mente para o lado iluminado
Não adianta ficarmos com o pensamento fixo nas preocupações que nos afligem e esforçarmo-nos para expulsá-las de nossa mente, pois isso equivale a “reconhecer a existência do mal e procurar expulsá-lo”, o que não traz nenhum resultado positivo, devido à lei que diz: “Tudo que é reconhecido, passa a existir.” Portanto, o que precisamos fazer é abandonar a idéia de que “estamos com aflições” e, transformando completamente a nossa mente, pensar que “estamos com Deus”. Em vez de lutarmos contra a escuridão, devemos dirigir a mente para o “lado iluminado” de todas as coisas. “Lutar” requer um árduo esforço, ao passo que “virar-se para o lado da luz” requer apenas uma mudança de “posição” da nossa mente. Aquilo que chamamos de “pecado” resulta da atitude de tentar realizar as coisas apenas com a força proveniente do nosso corpo material, “encobrindo”, ou seja, esquecendo que existe em nós a força de Deus. Dirigir nossa mente a Deus não significa chamar por um Deus distante, mas sim “reconhecer a força de Deus que se aloja em nós”. O pecado consiste em não reconhecer essa força e mantê-Ia “encoberta”, Em japonês, “encobrimento” se diz “tsutsurni”, e o “pecado” se diz “tsurni”, Ambas as palavras têm a mesma etimologia.
Devemos manter alegre a nossa mente
Para sintonizar nossa mente com as vibrações de Deus e fazer com que Ele se manifeste em nós, é essencial mantermos alegre a nossa mente. Mesmo alojando Deus dentro de si, as pessoas com mente sombria não conseguem fazer com que Ele se exteriorize, pois estão sem a “chave” que torna isso possível. Naturalmente, essa “chave” é a alegria. Jesus Cristo disse: “Alegrai-vos”. A seita Tenri ensina que o homem deve viver sempre alegre. Também a seita Kurozumi exorta os homens a “respirar diariamente a atmosfera de alegria”.
“Deus Se regozija, e por isso eu também me regozijo; a Sua alegria e a minha alegria se sintonizam e, assim sendo, Ele vem a mim e me enche de vigor.” Se repetirmos isto durante o Shinsokan diário, mesmo os mais sombrios pensamentos que anuviam a nossa mente irão se dissipando pouco a pouco; nossa alma irá ficando cada vez mais alegre e, conseqüentemente, nosso destino começará a melhorar. Pode ser que algumas pessoas digam: “Eu já sou alegre, mas a minha sorte não melhora. Por que será?” Tais pessoas, embora sejam aparentemente alegres, possuem algo sombrio em seu subconsciente. Por isso, elas também devem efetuar essa mentalização.