Projeto de Lei promove inclusão da criança deficiente nos espaços públicos de recreação

Foi aprovado pela Câmara Municipal na reunião dessa sexta-feira, dia 6, o Projeto de Lei de autoria do vereador Antônio Aguiar (PMDB) que dispõe sobre a garantia de acesso aos brinquedos e áreas de lazer de shopping centers e estabelecimentos semelhantes às crianças com deficiência.

O objetivo é assegurar a integração das crianças com deficiências físicas ou intelectuais aos espaços públicos onde se promove recreação infantil. Segundo o autor do projeto, esta é uma demanda frequente dos pais que relatam que, muitas vezes, os recreadores destes estabelecimentos não sabem lidar com seus filhos com necessidades especiais, fazendo com que eles acabem ficando de fora das brincadeiras.

O vereador afirma que, geralmente, as crianças com necessidades especiais podem ter mais de dificuldade para se inserir em atividades de socialização, por isso, é preciso que esses locais se adaptem e tenham profissionais com treinamento específico para lidar com elas. Assim, a intenção do projeto é possibilitar que as crianças deficientes também tenham condições de usufruir das experiências de recreação e interação social, o que não apenas as beneficia como também contribui para o enriquecimento das outras crianças e da sociedade como um todo.

Após ter sido aprovado por maioria absoluta em plenário, o Projeto de Lei será encaminhado para a apreciação do Poder Executivo, onde o Prefeito terá o prazo de 15 dias úteis para sancioná-lo ou rejeitá-lo.

Fonte: Assessoria/CMJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.