Reino Unido nomeia diplomata experiente para negociar Brexit

O governo do Reino Unido nomeou um novo embaixador junto à União Europeia nessa quarta-feira, 4, um dia depois de o principal diplomata do país em Bruxelas pedir demissão do cargo. Trata-se do diplomata Tim Barrow, que já foi embaixador em Moscou e é conhecido pela sua experiência diplomática. A informação é da Rádio França Internacional.

Este é um dos postos mais importantes para os britânicos nas negociações do Brexit. A troca expôs uma crise de interesses entre a comunidade diplomática e o gabinete da primeira-ministra, Theresa May, semanas antes do início do processo de saída do país do bloco europeu.

De acordo com os planos da primeira-ministra, o Reino Unido deve formalizar sua saída da União Europeia antes do fim de março. A princípio, a renúncia de Ivan Rogers não afeta diretamente o prazo de 31 de março, que o governo britânico tinha estipulado para invocar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa – o primeiro passo para o país formalizar a saída da União Europeia.

Mas a saída de Rogers está sendo vista por muitos analistas e pela comunidade diplomática britânica como uma enorme perda em um momento crucial para o país. O embaixador havia sido nomeado pelo ex-primeiro-ministro David Cameron e era visto como um dos representantes britânicos mais experientes em Bruxelas e o melhor posicionado para negociar os termos do Brexit com os europeus.

Apesar de ter se mantido neutro durante e depois do referendo de junho, Rogers fez comentários internos sobre as dificuldades que os britânicos terão para conseguir a melhor saída possível do bloco. Ele chegou a dizer, inclusive, que um acordo comercial entre as duas partes poderia levar até dez anos para ser concluído. Esse comentário foi vazado e irritou os membros do governo que são pró-Brexit e que acusaram Rogers de imparcialidade e de não estar apto a defender os interesses dos britânicos.

Sob pressão, o embaixador acabou renunciando. Em um email de despedida enviado a seus colegas do Ministério das Relações Exteriores, que também foi vazado para a imprensa, Rogers manifestou seu desejo de que os diplomatas “não tenham medo de dizer algumas verdades para quem está no poder”.

Fonte: Agência Brasil




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.