Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Juiz de Fora promoveu, na manhã desta terça-feira, 10, uma ação integrada de atendimento à população em situação de rua na Praça Tarcísio Delgado. A iniciativa contou com a participação das equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social, do Centro Pop e do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional.
A ação teve como objetivo ampliar o acesso desse público à rede de proteção socioassistencial do município, com atendimentos voltados à inscrição e à atualização do Cadastro Único. O cadastro é essencial para a garantia de direitos e para o acesso a políticas públicas, como a segurança alimentar e nutricional ofertada pelo Restaurante Popular.
Durante a atividade, o Centro Pop realizou 15 atendimentos relacionados ao Cadastro Único. O Serviço Especializado em Abordagem Social encaminhou 20 pessoas com autorizações eventuais para alimentação e prestou 13 orientações técnicas. Já o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional orientou cinco pessoas, com quatro encaminhamentos para serviços de cidadania.
A iniciativa reforça o trabalho intersetorial da política de assistência social em Juiz de Fora, fortalecendo o acolhimento, a orientação e o acesso a direitos da população em situação de vulnerabilidade social.
A ação integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para o ODS 1, Erradicação da Pobreza.