Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) segue mobilizada na orientação à população e no reforço da imunização dos moradores das áreas atingidas pelas fortes chuvas registradas na última segunda-feira, 15. Nesta quarta-feira, 17, pelo segundo dia consecutivo, o Vacimóvel esteve na Praça Senador Teotônio Vilela, no bairro Vitorino Braga, onde foram aplicadas 196 doses de vacinas.
A ação ocorreu das 8h às 15h e ofertou imunizantes contra hepatite B, tétano, difteria, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, influenza e Covid-19. Considerando os dois dias de atuação no local, foram aplicadas 329 doses, ampliando a proteção da população atendida e reforçando as estratégias de vigilância em saúde no território.
Prefeitura reforça orientações para cuidados após contato com águas das chuvas
Na manhã desta quarta-feira, 17, equipes de Educação em Saúde também percorreram novamente as ruas do bairro Vitorino Braga, orientando moradores e comerciantes sobre os cuidados necessários após o contato com águas de enchentes. A água contaminada pode transmitir doenças graves, como a leptospirose, sendo fundamental seguir corretamente as orientações de prevenção.
Entre as medidas imediatas recomendadas estão os cuidados com a higiene pessoal. As áreas do corpo que tiveram contato com água ou lama devem ser lavadas imediatamente com água limpa e sabão. Durante a limpeza de residências e comércios ou a retirada de lama e resíduos, é indispensável o uso de proteção adequada, como botas e luvas de borracha. Na ausência desses itens, podem ser utilizados sacos plásticos duplos nas mãos e nos pés, de forma a evitar o contato direto com água e lama contaminadas.
Outro cuidado essencial é o descarte seguro de itens que tiveram contato com a enchente. Alimentos, mesmo embalados, e medicamentos devem ser descartados. Quanto ao consumo de água, a recomendação é beber apenas água potável, filtrada ou fervida. Em caso de dúvida sobre a qualidade da água, deve-se utilizar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água, aguardando 30 minutos antes do consumo.
A Secretaria de Saúde também orienta que a população fique atenta ao surgimento de sintomas. Caso a pessoa apresente febre, dor de cabeça, dores no corpo, especialmente nas panturrilhas, vômitos ou icterícia, caracterizada por pele e olhos amarelados, em até 40 dias após o contato com água de enchente, deve procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
A Prefeitura reforça que não se deve fazer automedicação e que é fundamental informar ao profissional de saúde sobre o contato com água de enchente. A orientação adequada e o atendimento oportuno são essenciais para a proteção da saúde individual e coletiva.