Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou, na manhã desta quinta-feira, 18, o balanço das atividades do Projeto Paradesporto SEL referentes ao ano de 2025. A iniciativa atendeu 265 alunos e alunas com algum tipo de deficiência física, visual, auditiva ou intelectual, oferecendo atendimento gratuito em diferentes regiões da cidade.
Ao longo do ano, o projeto contou com seis modalidades esportivas, distribuídas em seis núcleos de atendimento, com 27 turmas orientadas por 12 professores de educação física. Além das atividades regulares, os participantes tiveram presença ativa em competições e eventos esportivos de destaque no cenário municipal e estadual.
Entre os principais resultados, a equipe do projeto participou dos Jogos do Interior de Minas Gerais Paradesporto (JimiP), realizados em Uberlândia, conquistando 22 medalhas nas modalidades de atletismo e bocha. No Ranking Prefeitura de Juiz de Fora de Corridas de Rua, a equipe de atletismo marcou presença em todas as dez etapas da competição, garantindo o título da categoria PCD no masculino e o vice-campeonato no feminino. O projeto também esteve presente em sete etapas da Copa JF de Natação, nas duas etapas do Festival Paralímpico Loterias Caixa, no Desafio 30 Horas de Natação, no III Festival Paradesportivo e na Corrida da Fogueira.
Desenvolvido pela SEL, o Projeto Paradesporto SEL tem como objetivo promover a cultura esportiva para pessoas com deficiência, desde a iniciação paradesportiva até o desenvolvimento de atletas para competições. A proposta busca ampliar o acesso ao esporte e à prática regular de atividades físicas, contribuindo para a inclusão social, o exercício da cidadania, além da melhoria da autoestima, do bem-estar e da qualidade de vida dos participantes e de suas famílias.
Atualmente, o projeto oferece as modalidades de Atletismo Paralímpico, Bocha Paralímpica, Futsal Adaptado, Iniciação Paradesportiva, Natação Paralímpica e Polybat. O público atendido é formado por pessoas com deficiência a partir de oito anos de idade.
Para participar do Projeto Paradesporto SEL, o interessado ou seu responsável deve comparecer à Secretaria de Esporte e Lazer, localizada na Rua Custódio Tristão, nº 11, no bairro Santa Terezinha, onde é realizado o pré-cadastro. Após a avaliação das informações, o aluno ou atleta é encaminhado para um dos núcleos do programa.
Outras informações:
(32) 3690-7822 Secretaria de Esporte e Lazer