Governo de Minas amplia atrações ao público no Parque do Palácio com exposições e opções de lazer para as crianças

Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), inaugurou novas atrações no Parque do Palácio, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (18/12). O Palácio das Mangabeiras foi residência oficial dos governadores do Estado até ser cedido à companhia, em 2019, por meio de um convênio para transformar o espaço em um equipamento cultural, turístico e de lazer aberto ao público.

Em 2022, a Codemge firmou uma parceria público-privada (PPP) com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e as empresas Malab Produções e Grifa para assegurar uma agenda permanente de eventos e o acesso da população ao Parque do Palácio, que passa a contar agora com um novo parquinho infantil, projetado pela designer Cynthia Silva, dedicado à convivência, imaginação e brincadeiras das crianças.

“Estamos avançando no conceito de que este é um espaço aberto para todas as pessoas, e não um palácio frequentado por poucos”, afirma a diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto.

Ainda na área externa, outra novidade é uma pista exclusiva para bicicletas, para crianças a partir de 4 anos de idade, com lombadas e curvas que permitem ganhar velocidade sem pedalar. O uso de capacete é obrigatório, além de calçados fechados e respeito às normas de condução, sempre priorizando a segurança e o controle da bicicleta.

Esse projeto está sendo desenvolvido em parceria com Geraldo Coelho, coordenador da modalidade Trial da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), e Anderson Barroso, com equipe técnica da VéloLapin PumpTracker.

“Existe uma clareza sobre as vocações do Parque. É realmente o início de uma nova fase, em que o espaço começa a funcionar como parque, do jeito que a gente sempre quis: atendendo crianças, famílias e com um aproveitamento muito maior ao longo do dia”, explica o gestor do Parque do Palácio, João Grillo.

Exposições

Na parte interna do palácio, os visitantes poderão conhecer uma exposição fixa que conta a história do edifício, desenvolvida pelo arquiteto e cenógrafo Alexandre Rousset, em parceria com o Departamento de História da PUC Minas.

Essa mostra apresenta um panorama desde a construção do Palácio das Mangabeiras, na década de 1950, até o presente, ilustrando todos os governadores de Minas Gerais nesse período.

A ideia é atender tanto turistas que visitam Belo Horizonte quanto moradores que desejam conhecer a história do antigo Palácio das Mangabeiras, apresentando um panorama claro e acessível sobre a trajetória do edifício e sua relação com a cidade.

“A Codemge tem muito orgulho em ter contribuído para esse processo desde 2019, viabilizando essa determinação do governador Romeu Zema, que se recusou a usar o Palácio como moradia. E, com as novas estruturas e ofertas do local, damos um passo importante para que o Mangabeiras aberto à população seja uma política de Estado, definitiva e consolidada”, analisa Luísa Barreto.

O segundo andar da casa receberá exposições itinerantes e a primeira será o ateliê aberto da artista Lu Simão, que traz para o parque seu processo criativo e sua convivência com o público.

Diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto (Crédito: Bárbara Dutra)

Outro destaque é a revitalização da instalação Cuboesia, projeto de Bel Diniz Arquitetura e João Diniz Arquitetura, criada em 2019. A obra é um pavilhão híbrido que une arquitetura, design, escultura, paisagismo, som e poesia, permitindo que o visitante entre na poesia por meio das estrofes vazadas nas faces do cubo. A trilha sonora, composta pelos arquitetos, reforça a experiência sensorial da visita.

O Parque do Palácio, que tinha entrada gratuita às quartas, agora pode ser acessado sem custo de quarta a sexta, de 10h às 18h, com a Entrada Codemge, que pode ser retirada pela plataforma Sympla. Aos sábados e domingos, o local fica aberto de 9h às 18h.

Parque do Palácio

Com 42 mil metros quadrados de área, o Parque do Palácio virou um centro cultural integrado à natureza, oferecendo uma programação de eventos culturais e abrigando espaços gastronômicos. O local vem sediando exposições, festivais, feiras e outros eventos, demonstrando que é propício para celebrar a arquitetura, o modernismo, o patrimônio, a história, a natureza e os encontros em meio à bela paisagem.

O Parque do Palácio está localizado aos pés da Serra do Curral, no bairro Mangabeiras, em uma área de proteção ambiental que abriga grande diversidade de espécies da fauna e flora, tanto do Cerrado, quanto da Mata Atlântica.

Fonte: Agência Minas




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.