Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF, por meio da Secretaria de Saúde (SS), orienta a população que teve contato com águas das chuvas ou lama decorrentes de alagamentos a redobrar a atenção com a saúde. A água contaminada pode transmitir doenças graves, como a leptospirose. Por isso, é fundamental seguir corretamente as orientações de prevenção e cuidado após a exposição.
Entre as medidas imediatas recomendadas estão os cuidados com a higiene pessoal. As áreas do corpo que tiverem contato com a água ou lama devem ser lavadas imediatamente com sabão e água limpa. Durante a limpeza de residências ou na retirada de lama e resíduos, é indispensável o uso de proteção adequada. A orientação é utilizar botas e luvas de borracha. Na ausência desses itens, podem ser utilizados sacos plásticos duplos nas mãos e nos pés, evitando o contato direto com a água e a lama contaminadas.
Outro cuidado importante é o descarte seguro de itens que tiveram contato com a enchente. Alimentos, mesmo que estejam embalados, e medicamentos devem ser descartados. Em relação ao consumo de água, a recomendação é beber apenas água potável, filtrada ou fervida. Caso haja dúvida quanto à qualidade da água, deve-se utilizar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água, aguardando 30 minutos antes do consumo.
A Secretaria de Saúde também alerta para a observação de sintomas. Caso a pessoa apresente febre, dor de cabeça, dores no corpo (especialmente na panturrilha), vômitos ou icterícia (pele e olhos amarelados) em até 40 dias após o contato com a água de enchente, deve procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
É importante não se automedicar e informar ao profissional de saúde que houve contato com água de enchente. A orientação e o atendimento adequados são fundamentais para a proteção da saúde individual e coletiva. A Prefeitura reforça a importância de compartilhar essas informações, contribuindo para a prevenção de doenças e a proteção da população.