Mesmo após fortes chuvas, Juiz de Fora não registra pessoas desabrigadas

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Prefeitura de Juiz de Fora informa que, após apuração realizada pela Defesa Civil, não há registro de pessoas desabrigadas em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município na segunda-feira, 15. O dado reforça que, apesar da gravidade do evento, nenhuma família perdeu completamente sua moradia.

Até o momento, foram contabilizadas 61 pessoas desalojadas, ou seja, que precisaram deixar suas casas por medida de segurança e orientação da Defesa Civil, e estão temporariamente acolhidas em residências de familiares ou amigos. A Prefeitura mantém equipamentos públicos à disposição, caso essas pessoas precisem de acolhimento institucional.

A estimativa é de que cerca de 5 mil pessoas tenham sido afetadas pelas chuvas. São considerados afetados aqueles que tiveram suas casas ou comércios invadidos pela água, perdas de bens materiais, interrupções no fornecimento de serviços básicos ou danos estruturais. Entre os prejuízos relatados estão móveis danificados, mercadorias perdidas, veículos comprometidos e interrupções de funcionamento em pequenos negócios.

Diante do cenário, a prefeita Margarida Salomão assinou, na tarde desta terça-feira, 16, o decreto nº 17.593, que declara situação de emergência no município por 90 dias. O decreto garante o amparo legal para a ampliação de medidas de resposta, assistência e reconstrução.

A população afetada pode solicitar os auxílios previstos no decreto, como a isenção do IPTU em 2026 para imóveis atingidos por alagamentos, além de condições especiais para cobrança da tarifa de água e esgoto, considerando o aumento do consumo para limpeza e recuperação.

O volume de chuvas registrado foi extremo: mais de 100 milímetros em apenas uma hora, um terço da média esperada para todo o mês de dezembro. Segundo estudos técnicos, esse tipo de evento tem uma ocorrência média de uma vez a cada 143 anos.

A Prefeitura segue com suas equipes mobilizadas em todas as regiões da cidade, monitorando riscos, realizando vistorias e atuando para mitigar os impactos causados pelo temporal. O município permanece em nível máximo de alerta no Plano de Contingência.

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.