Prefeita Margarida Salomão é comendadora da Educação no Brasil

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF),  a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, recebeu nesta sexta-feira, 14, em Brasília, a Ordem Nacional do Mérito Educativo, maior honraria concedida pelo Estado Brasileiro na área da educação. A cerimônia foi realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, em ocasião que também celebrou os 95 anos do Ministério da Educação.

As condecorações foram entregues pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, a personalidades que se destacaram na promoção de ações voltadas à melhoria e ao desenvolvimento do ensino no país. A premiação contemplou destaques referentes aos anos de 2024 e 2025. “Tudo que a gente pode fazer para homenagear, para premiar, para condecorar as pessoas ligadas à educação é pouco. É muito pouco pela importância que a educação tem no nosso País”, afirmou o presidente.

A prefeita Margarida Salomão ressaltou a importância da educação pública como instrumento de transformação social e agradeceu o reconhecimento nacional recebido.
“Como disse o presidente Lula, o melhor investimento que uma nação pode fazer é na educação do seu povo. Tenho a grata alegria de ter dedicado a minha vida inteira à educação, seja dentro de sala de aula, na militância política ou no exercício das funções que eu tive a oportunidade de exercer. Estou muito feliz por ter recebido essa homenagem junto com tantas brasileiras e brasileiros que se empenharam para que nossa educação seja de qualidade, democrática e transformadora”, destacou.

Margarida Salomão é professora emérita da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pós-doutora em linguística pela  Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos. Em 1998, Margarida tornou-se a primeira reitora da UFJF, posição que manteve por dois mandatos consecutivos, entre os períodos de 1998 a 2002 e de 2002 a 2006.

Como prefeita, entre outros feitos, Margarida fez com que todas as crianças de 0 a 3 anos em Juiz de Fora tenham acesso às creches; garantiu a valorização salarial da carreira do Magistério, inclusive com a realização de concurso público (o único nos últimos 16 anos), além de reforçar a segurança alimentar das crianças, com a implementação de café da manhã nas escolas e aumento do investimento em agricultura familiar na rede municipal de educação.

A condecoração da Ordem Nacional do Mérito Educativo é concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As nomeações e promoções são formalizadas por decreto presidencial, com base em proposta do ministro da Educação e parecer favorável do Conselho da Ordem Nacional do Mérito Educativo. Criada em 1955 e regulamentada pelo Decreto nº 4.797/2003, a Ordem valoriza trajetórias que impactam positivamente o ensino no Brasil.

Confira a lista completa com todos os agraciados




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.