Dia do Hip-Hop celebra legado de Adenilde Petrina em Juiz de Fora

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na próxima quarta-feira, 12, será celebrado o Dia Internacional e Municipal do Hip-Hop, data marcada este ano por uma homenagem à professora, comunicadora popular e militante da cultura Adenilde Petrina Bispo. A celebração, organizada pelo movimento hip-hop de Juiz de Fora, acontecerá no Mercado Cultural AICE, a partir das 19h, reafirmando a presença simbólica e o legado de Adenilde, que dedicou a vida à valorização da cultura periférica e da juventude.

O local escolhido para o evento tem forte ligação com sua trajetória. O Mercado Cultural AICE recebeu o nome do rapper AICE, figura fundamental para a história do hip-hop juiz-forano, e é o espaço das Quartas do Hip-Hop, projeto idealizado e conduzido por Adenilde desde a inauguração do mercado. Realizar a celebração nesse dia e nesse espaço é, portanto, também uma forma de reafirmar a continuidade de sua presença e de sua contribuição.

Entre os amigos e parceiros de trajetória, está Alessandro Rodrigues, o Zói, arte-educador popular e assessor da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Ele recorda que foi apresentado à cultura hip-hop por Adenilde ainda na adolescência, quando participava da rádio comunitária Mega FM, no Bairro Santa Cândida. “Ela dizia que o hip-hop era a cultura da transformação dentro das periferias, e foi isso que aconteceu. Ela me transformou, me salvou”, relembra.

Hoje, Zói dá sequência ao trabalho de Adenilde na Assessoria Especial para Interlocução e Valorização da Cultura Popular da Funalfa, promovendo ações voltadas à cultura hip-hop, como as visitas ao Centro de Educação de Jovens e Adultos Doutor Geraldo Moutinho, que resultarão em uma apresentação no final de novembro.

O diretor-geral da Funalfa, Rogério Freitas, destacou a importância da contribuição de Adenilde à Fundação. “Quando ela aceitou o convite para integrar a equipe, sabíamos que sua luz traria sabedoria e inspiração. Isso se confirmou nos 11 meses de convivência. Seu legado permanece e continuará nos guiando na valorização da cultura hip-hop”, afirmou.

A programação do evento contará com apresentações de DJs, MCs, batalhas de poesia e uma homenagem em vídeo a Adenilde Petrina, celebrando o papel transformador da cultura hip-hop nas periferias e a trajetória de quem fez dela um instrumento de emancipação e conhecimento.

Serviço
Evento: Dia Internacional e Municipal do Hip-Hop
Data: 12 de novembro (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Mercado Cultural AICE – Rua Doutor Paulo Frontin, 170, Centro (segundo piso do Mercado Municipal)

Programação:
19h – DJ Paulo É
19h30 – Marcelo Paulista e Lucius Thug
19h50 – DJ Paulo É + B. Boys
20h – Vídeo em homenagem a Adenilde Petrina
20h20 – Zebu e Jullyo Mallone
20h40 – DJ Paulo É
20h50 – Slam de Perifa + Pri Moreira




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.