Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a equipe da Secretaria Especial das Mulheres da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu a secretária e representantes da Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, nesta quinta-feira, 30. O intuito da visita técnica foi conhecer as boas práticas adotadas no município e realizar um intercâmbio de conhecimento entre as cidades. A visita foi conduzida pela secretária das Mulheres de Juiz de Fora, Lourdes Militão, pela gerente da Casa da Mulher Brasileira, Andreza Seraphim, e pela coordenadora da Casa da Mulher, Jessieli Lomar.
“Atualmente, o nosso Centro de Referência da Mulher de Lafaiete tem o atendimento voltado para as mulheres vítimas de violência. Por isso, viemos conhecer o trabalho desenvolvido pela Casa da Mulher de Juiz de Fora, que tem programação voltada para todas as mulheres, independente se foram vítimas ou não de violência. Nosso objetivo é poder ampliar os nossos serviços, como acontece aqui”, declarou a secretária Adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres de Conselheiro Lafaiete, Ivanete Nogueira.
Durante a visita, também foi apresentada a futura Casa da Mulher Brasileira, projeto do governo Federal com contrapartida do município, que será construído em breve ao lado da PJF, e vai contar com os seguintes serviços: Delegacia da Mulher, assistência social e psicológica, brinquedoteca, Vara do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção da autonomia econômica, e alojamento de passagem para mulheres e filhos.
“É muito importante essa troca de experiência entre os municípios, pois devemos todas contribuir para o fortalecimento das políticas para as mulheres, essa luta tão importante na preservação de vidas, da dignidade humana e da família”, ressaltou a secretária das Mulheres, Lourdes Militão. Também participaram da visita a gerente de políticas públicas para as Mulheres de Lafaiete, Isabel Cristina Corrêa, e a advogada do Centro de Referência da Mulher, Nayara Moreira.
Casa da Mulher
A Casa da Mulher é um centro de referência municipal voltado para o atendimento humanizado de mulheres em situação de violência doméstica e de gênero. A unidade oferece para todas as mulheres atividades de promoção do bem-estar e capacitação, como arteterapia, yoga, musicoterapia, treinamento funcional e aulas de corte e costura, que contribuem para que as mulheres atendidas retomem suas vidas com mais autonomia e dignidade.
Endereço: Avenida Garibaldi Campinhos, 169 – Vitorino Braga
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: (32) 3690-7292