Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, detalhou nesta segunda-feira, 27, em coletiva de imprensa, as ações e resultados da missão oficial à China, realizada entre os dias 11 e 23 de outubro, que integrou esforços do poder público municipal e da iniciativa privada para consolidar parcerias internacionais, fomentar investimentos e promover intercâmbio tecnológico e institucional.
“Realizamos uma viagem com grandes descobertas e, principalmente, muitas possibilidades para a cidade. Ações como essa são cada vez mais frequentes no mundo, chamadas de relações de diplomacia entre cidades. Construir relações da nossa cidade, da nossa região, com a China é um avanço extraordinário. Abrimos perspectivas de cooperação comercial, acadêmica, no turismo e no esporte. Nós nos comprometemos a fortalecer ainda mais esses vínculos e laços. Rompemos os limites da cidade para a projetar mundialmente”, destacou a prefeita Margarida Salomão.
A comitiva, composta por representantes da administração municipal e empresários locais, cumpriu uma programação estratégica em cidades chinesas como Yueyang, Pequim e Shanghai. O Legislativo foi representado pelos vereadores Letícia Delgado e Marlon Siqueira. A viagem contou com o apoio do Sebrae Internacional e da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Principais agendas da missão
Shanghai – Parceria com a Universidade Normal do Leste da China, voltada à formação de professores e ao desenvolvimento de projetos de introdução da inteligência artificial (IA) no ensino fundamental. A comitiva também se encontrou com Dilma Rousseff, presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, conhecido como banco dos Brics), para tratar de energias renováveis e das oportunidades para Juiz de Fora nesse setor.
Pequim – A comitiva participou de reuniões organizadas junto a ApexBrasil e o departamento de relações comerciais da Prefeitura de Pequim, explorando possibilidades de cooperação institucional e comercial. Além disso, o grupo ainda foi recebido pela presidência do Banco Postal da China e representantes da subprefeitura de Tongzhou.
Yueyang – Durante a visita, foi assinado o protocolo de cooperação internacional entre Juiz de Fora e Yueyang, formalizando as tratativas para a futura irmandade entre as cidades, com foco em intercâmbio cultural, científico e econômico. A agenda incluiu visitas a fábricas de alimentos, automóveis, componentes industriais, produtos farmacêuticos e petroquímicos, todas com alto nível de automação.
Também foi firmada uma parceria esportiva, que prevê capacitação técnica para o time da cidade chinesa e a possibilidade de formação de uma delegação de jovens atletas para treinamentos em Juiz de Fora.
Cantão (Guangzhou) – Participação na Feira de Cantão (China Import and Export Fair), um dos maiores eventos do comércio internacional, que abre oportunidades para empresários juiz-foranos no campo das exportações e importações.
“Saímos com muito dever de casa. Destaco a pujança econômica das cidades visitadas e o forte investimento em energia”, ressaltou a prefeita.
Como resultado da missão, está prevista para maio de 2026 a visita de uma delegação da cidade-irmã Yueyang a Juiz de Fora, fortalecendo as parcerias iniciadas durante a viagem.