Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no último domingo, 12, o Parque Municipal recebeu 3729 pessoas em mais uma edição do projeto Rua de Brincar, edição especial Dia das Crianças. O evento contou com diversas atividades para as crianças e para toda a família, desde brincadeiras interativas até cuidados com a saúde. Durante o evento mais de 1000 pessoas usaram a piscina do parque. Com o Rua de Brincar deste domingo, o Parque chegou a marca de 500 mil visitantes desde a inauguração em 2021.
A programação foi das 9h às 16h com brinquedos infláveis (tobogãs, jacaré pula pula, totó humano); jogos de mesa (totó, sinuca, ping-pong); parquinho infantil; cama elástica; recreação; educação para o trânsito (atividade de colorir e pista de carrinho); educação turística e o Aulão Dança Mix com apresentação da Cia de Dança.
O evento também contou com desenhos para colorir e orientações sobre os serviços oferecidos pela Casa da Mulher, divulgação de programas como Apadrinhamento Afetivo e Família Acolhedora e atividades lúdicas (peteca, jogo da velha, colorir e contação de histórias) da SAS; e o atendimento técnico do Cras São Pedro, das 9h às 13h, com orientações sobre benefícios socioassistenciais.
A Secretaria de Saúde (SS) levou o Vacimóvel e uma exposição de animais peçonhentos, além de orientações sobre prevenção de doenças. O Colégio Cecon e a MedMais realizaram aferição de sinais vitais, testes de glicemia e orientações de saúde. A EMCASA preparou um espaço de cinema com projeção de filmes infantis e desenhos para colorir e, a Funalfa fez a distribuição de livros da Lei Murilo Mendes, incentivando a leitura.
A JFPrev promoveu atividades recreativas e desenhos. O Gabinete Comunitário da Sedupp esteve presente escutando a comunidade. A Secretaria de Turismo (Setur) e o Museu Mariano Procópio (Mapro) desenvolveram atividades educativas sobre patrimônio e acervo cultural, com contação de histórias, jogos, quebra-cabeças e quizzes. O Programa Gente em Primeiro Lugar levou o grupo de música para animar o público. A Defesa Civil, vinculada à Sedupp, apresentou jogos e experimentos sobre riscos de desastres.
O Fórum de Educação Infantil da Zona da Mata, a Aliança pela Infância e a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora estiveram presentes com espaços brincantes e a Estação do Desenho. A Secretaria de Educação (SE) ofereceu oficinas de bola de meia e balangandã, resgatando brincadeiras tradicionais. A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) participou com os mascotes da Guarda Municipal, atividades recreativas e desenhos para colorir, garantindo também a segurança do evento. A Cesama disponibilizou pontos de hidratação com copinhos de água mineral.
Como em todos os domingos, o transporte público foi gratuito. A Prefeitura também disponibilizou linha especial para o Parque Municipal além das três linhas que já dão acesso ao parque, facilitando o acesso ao evento.
Programa Boniteza
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp), o Programa Boniteza é uma ação integrada entre Secretaria de Assistência Social (SAS); Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Secretaria de Comunicação Social (Secom); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb); Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav); Juiz de Fora Previdência (JFPrev); Secretaria de Educação (SE); Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria de Esporte e Lazer (SEL); Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro); Secretaria da Fazenda (SF); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Obras (SO); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Saúde (SS); e Secretaria de Turismo (Setur)