A Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (SEDUPP) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), participou da operação “Circuito Fechado”, da Polícia Militar, segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), nesta quinta-feira, 11. A ação teve como objetivo verificar se estabelecimentos de ferros-velhos estão de acordo com a legislação municipal e estadual, além de coibir práticas ligadas a furtos e receptação de cabos e fios. Três ferros-velhos foram autuados por funcionar sem o devido alvará e outro foi autuado por não manter, sob cobertura, objetos que possam reter água.
Ao todo, seis locais foram fiscalizados em diferentes regiões da cidade. A operação resultou na emissão de autos de infração e notificações relacionadas a irregularidades como: funcionamento sem alvará de localização, ausência de licenciamento ambiental, falta de comprovação da destinação correta de resíduos oleosos e produtos químicos, descumprimento do horário de funcionamento regulamentado e obstrução de via pública.
Também foram verificadas exigências previstas na Lei Municipal 15.130/2025, que institui a Política Municipal de Prevenção e Combate aos Crimes de Furto e Receptação de Cabos e Fios Metálicos. Os estabelecimentos também receberam notificações para regularizar o licenciamento ambiental e adequar a forma de armazenamento e recolhimento de resíduos, e em um dos endereços não foi constatada atividade no momento da fiscalização.
Participaram da ação a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e equipe de Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Juiz de Fora.