Prefeitura lança consulta pública para edital das obras de macrodrenagem do Bairro Industrial

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF abriu nesta quinta-feira, 4, a consulta pública do edital que regulamenta a contratação das obras de macrodrenagem, microdrenagem e esgotamento sanitário do Bairro Industrial. Entre os dias 5 e 18 de setembro, a população poderá acessar o documento (disponível aqui) e conhecer as regras que definem a participação das empresas interessadas na licitação.

A prefeita Margarida Salomão destacou que a iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a transparência e a participação popular.  “Essa é uma obra com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que exige consulta pública. Mas, mais do que uma exigência, essa também é a nossa política: garantir que a sociedade conheça o edital, participe e acompanhe todo o processo. As pessoas têm o direito de conhecer o edital e opinar”, afirmou.

Após a etapa de consulta, será realizada uma audiência pública no dia 18 de setembro, na Câmara Municipal. Em seguida, as contribuições apresentadas pela comunidade, vereadores, empresários e demais atores serão consolidadas em relatório. A previsão é de que a licitação seja lançada no dia 22 e a  expectativa é que ordem de serviço seja emitida até o fim do ano.

De acordo com o secretário de Governo, Ronaldo Pinto Júnior, “tudo correndo bem, até o final do ano, estaremos com a ordem de serviço pronta para iniciar os projetos, ouvir a comunidade, evitar problemas e dar apoio e suporte para a população, com o objetivo de iniciar as obras trazendo tranquilidade e paz durante os períodos chuvosos que virão”.

Já a secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, Cidinha Louzada, ressaltou o caráter histórico do momento. “Estive em todas as reuniões aqui no bairro e sempre ouvi que essa obra não aconteceria. Durante anos ouvimos que essa obra não sairia do papel. Agora, todos poderão ser testemunhas de sua realização e do fim de um sofrimento que já dura 50 anos”.

O presidente da Câmara Municipal, José Márcio Garotinho, reforçou o apoio do Legislativo.  “Essa obra representa coragem para enfrentar um problema de décadas. A Câmara acreditou na prefeita e na solução proposta, e agora vemos o resultado”.

O líder comunitário, Geraldo Elias, reforçou a atenção do Executivo com o bairro: “Foi um compromisso que a prefeita fez com a gente. Ela nos ouviu e garantiu trabalho e dedicação para essa obra. Isso foi feito na primeira etapa, e agora que venham as próximas”.

Obras de macrodrenagem do Bairro Industrial

O projeto é resultado de estudo hidrológico da região e tem como meta solucionar os históricos problemas de inundações e alagamentos do bairro. A proposta é desconectar o Bairro Industrial do córrego Humaitá e do Rio Paraibuna, impedindo o retorno da lâmina d’água para dentro da comunidade.

A primeira etapa, concluída em 2024, consistiu na implantação de uma nova travessia do córrego Humaitá sob a Avenida Garcia Rodrigues Paes, ampliando a capacidade de escoamento até o Rio Paraibuna.

Segundo a secretária de Obras, Bruna Rocha, a intervenção será executada em quatro etapas, incluindo a construção de diques, a remodelação dos sistemas de esgoto e drenagem pluvial, a reurbanização do bairro e a criação de um parque sobre o reservatório de amortecimento de cheias.
Além do secretariado da Prefeitura de Juiz de Fora, estiveram presentes os vereadores André Luiz, João do Joaninho, João Wagner, Júlio Rossignoli e Juraci Scheffer.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.