Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com o jornal Diário de Minas, iniciaram uma campanha para a celebração dos 200 anos do nascimento de Dom Pedro II com artigos de pesquisadores dedicados ao estudo do acervo do museu. Em agosto, a coluna já reuniu cinco artigos e seguirá até dezembro com publicações em formato on-line, sempre aos domingos.
A campanha reforça o compromisso da PJF e do Museu Mariano Procópio com a preservação da história e o incentivo à pesquisa e à educação patrimonial. A proposta da campanha é apresentar curiosidades, críticas e reflexões sobre a figura de Dom Pedro II, o segundo imperador do Brasil, por meio da perspectiva de especialistas que estudam sua vida, pensamento e legado. Os textos abordam temas históricos a partir do riquíssimo acervo imperial conservado no Mapro — o segundo maior do país, e o primeiro museu fundado em Minas Gerais.
Além de pesquisadores da própria Fundação, a coluna já conta com contribuições de outros renomados pesquisadores e pesquisadoras, como Lilia Moritz Schwarcz, Fátima Argon e Leandro Garcia. A iniciativa busca valorizar a memória histórica nacional e reafirmar o papel do museu como espaço de produção de conhecimento e divulgação científica.
Confira os artigos:
1. Apresentação da coluna
Autor: Sérgio Augusto Vicente.
2. Museu Mariano Procópio: “um museu com alma”
Autora: Lilia Schwarcz
3. Caligrafando a Nação – exercícios de caligrafia de D. Pedro II
Autores: Priscila Boscato e Sérgio Augusto Vicente
4. D. Pedro II e “A Confederação dos Tamoios”
Autor: Leandro Garcia
5. As imagens na biografia de D. Pedro II
Autora: Fátima Argon