Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o estudante do 8º ano da Escola Municipal Dante Jaime Brochado, João Paulo Ferreira da Silva, está representando Juiz de Fora na modalidade paralímpica de goalball durante os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2025. A equipe juiz-forana participa em parceria com atletas do Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (CIPED), de Poços de Caldas.
A etapa regional das modalidades paralímpicas acontece em Poços de Caldas, entre os dias 18 e 21 de agosto. João Paulo, que é deficiente visual, leva consigo o orgulho de representar sua escola e sua cidade em uma das maiores competições estudantis do estado.
O goalball é um esporte paralímpico criado especialmente para pessoas com deficiência visual. Todos os jogadores utilizam vendas nos olhos para garantir igualdade de condições. Os times são formados por três atletas que devem arremessar uma bola com guizos em direção ao gol adversário, ao mesmo tempo em que defendem os arremessos utilizando o corpo.
Para auxiliar na orientação dos competidores, a quadra conta com linhas em relevo. Outro diferencial é que o silêncio da torcida é fundamental durante os jogos, permitindo que os atletas identifiquem a movimentação da bola pelo som.
Reconhecido mundialmente, o goalball estreou nos Jogos Paralímpicos de Toronto (1976) e foi o primeiro esporte coletivo desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual a integrar o programa oficial da competição.