Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Juiz de Fora é a primeira cidade de Minas Gerais a receber a visita oficial do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), Charles Andrew Tang. A agenda incluiu reunião com a prefeita Margarida Salomão, o vice-prefeito Marcelo Detoni e secretários municipais, visita a empresas da cidade e um encontro com o setor produtivo local, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF), marcando um passo importante para a internacionalização da economia local.
A visita teve como foco a articulação de possíveis parcerias entre Juiz de Fora e cidades chinesas com interesse mútuo. Uma das propostas em discussão é o estabelecimento de um acordo de “cidades-irmãs”, que possa conectar Juiz de Fora a um município chinês de porte médio para os padrões chineses, promovendo intercâmbio comercial, tecnológico e institucional. Charles Tang mencionou duas cidades chinesas de porte médio já identificadas como potenciais parceiras: “É bastante possível que uma cidade dinâmica, sob a liderança de uma prefeita tão capacitada, possa receber investimentos chineses. Apresentei à prefeita duas cidades chinesas com potencial de parceria: Moutai, famosa pela produção da bebida moutai, a cachaça chinesa, e outra cidade de médio porte com cinco milhões de habitantes. Uma parceria com qualquer uma delas pode ser muito boa para Juiz de Fora. Esperamos uma cidade com boas condições de infraestrutura, que tenha uma base industrial e agrícola, seria muito interessante. Outra fábrica seria de microtratores, que vem com carreta atrás e serve como caminhonete”, afirmou Tang.
A prefeita Margarida Salomão ressaltou a importância da aproximação. “É uma grande satisfação receber em Juiz de Fora o Dr. Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio Brasil-China. Um homem muito experimentado, com uma grande folha de realizações de relações institucionais e econômicas com outros estados e cidades do Brasil. Nossa expectativa é de abrir as portas também para novas relações muito promissoras entre o Brasil e a China, esse gigante econômico.”
O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio Delgado, reforçou que a visita de Tang integra as iniciativas da Sedic para estreitar relações internacionais, com vistas à atração de novos empreendimentos para a cidade. Ele destacou a atuação da Câmara Intersecretarial de Relações Internacionais (CONEXIS), coordenada pela Sedic, como instância estratégica de articulação municipal para expandir a presença global de Juiz de Fora. Entre seus objetivos estão o desenvolvimento de ações transversais para afirmar a cidade internacionalmente e estabelecer vínculos científicos, técnicos, culturais e turísticos.
Após a coletiva, Tang conheceu o Moinho e o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), referência em inovação tecnológica. Também visitou empreendimentos locais dos setores de alimentos, metal-mecânico, papel e papelão e têxtil-confeccionista. À noite, o presidente da CCIBC ministrou uma palestra para cerca de cem empresários na sede da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF), apresentando oportunidades de negócios e defendendo o fortalecimento do intercâmbio entre Juiz de Fora e o mercado chinês.
Nesta quarta-feira, Tang se reuniu no Centro Industrial com diversos empresários interessados nas relações internacionais com a China.
Charles Andrew Tang
Charles Andrew Tang é presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC) e da Câmara de Comércio Paraguai-China (CPCCI), com longa trajetória na promoção de relações institucionais e econômicas entre países. Bacharel pela Universidade Cornell (EUA), é membro de instituições como o World Policy Institute (Nova York), o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial (São Paulo) e o Center for China and Globalization (Pequim). Atua como conselheiro de diversos governos e organizações chinesas e já contribuiu com artigos em veículos como Folha de S.Paulo, O Globo, The Economist e China Daily. Foi responsável por implementar as primeiras empresas de leasing no Brasil e na Espanha, além de ter lançado o livro “Aliança Brasil-China – Uma Estratégia para a Prosperidade”, reunindo mais de duas décadas de reflexões sobre o potencial da cooperação entre os dois países.