Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), estão abertas as inscrições para a 2ª Edição de 2025 do Festival Paralímpico Loterias Caixa. O evento é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).
O evento vai acontecer no dia 20 de setembro, no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, das 8h às 12h. As inscrições devem ser feitas on-line.
O secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta, destaca o impacto positivo do festival para a cidade. “Já temos uma parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Comitê Paralímpico Brasileiro, que acontece na Faculdade de Educação Física, e este evento fortalece essa parceria”, afirmou. Ele também ressaltou o apoio da prefeita Margarida Salomão na promoção de ações esportivas inclusivas.
Durante o festival, os participantes irão vivenciar atividades relacionadas a três modalidades paralímpicas — que ainda serão definidas — em um ambiente totalmente inclusivo. O objetivo é proporcionar experiências práticas no esporte e ampliar a conscientização sobre o movimento paralímpico no país.
Além das atividades esportivas, o festival contará com diversas ações educativas e de cidadania ao longo do dia. Simultaneamente, a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) estará presente com atividades durante todo o evento, com cronograma ainda em elaboração.
Também está confirmada a participação de acadêmicos da UFJF. Estudantes do curso de Direito irão abordar temas relacionados aos direitos da pessoa com deficiência, por meio de cartilhas. Já os alunos de Fisioterapia contribuirão com orientações sobre cuidados com o corpo e práticas saudáveis. Os de Educação Física, por sua vez, atuarão como incentivadores da prática esportiva.
Assim como nos anos anteriores, o evento é promovido em duas etapas: a primeira, que aconteceu no dia 14 de junho, e a segunda, que será realizada em 20 de setembro, respectivamente, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e ao Dia do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro.
Saiba mais
O festival é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e o Centro de Referência Paralímpico (UFJF) são responsáveis pela organização do evento com dois coordenadores, três professores e 70 voluntários. Todos os participantes receberão uma camisa e um kit lanche. As modalidades disputadas serão arremesso de peso, corrida e voleibol Paralímpico
A edição de 2024 registrou recorde de inscritos, com mais de 44 mil crianças participando das duas etapas do evento, realizado em 120 núcleos pelo país. O Festival foi realizado pela primeira vez em 2018, com 48 locais e mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e recebeu mais de dez mil inscritos. No ano seguinte, a ação foi cancelada devido à pandemia de Covid-19 e retornou em 2021, com 8 mil participantes em 70 núcleos. Em 2022, foram atendidas 15 mil crianças. Já em 2023, o Festival Paralímpico passou a ter duas edições anuais. Em maio, o evento contou com 21 mil participantes, assim como em setembro, somando um total de 42 mil inscrições acumuladas no ano.
Foto: West Coast
Outras informações:
(32) 3690-7845 Secretaria de Esporte e Lazer