Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e com apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), realiza no próximo dia 13 de agosto a 1ª Conferência Municipal de Esporte, com o tema “O Esporte a Serviço de uma Cidade Educada, Saudável e Inclusiva”. As inscrições estão abertas até o dia 7 de agosto e devem ser feitas exclusivamente de forma on-line.
A conferência será dividida em dois turnos:
Manhã (8h às 12h): Palestras com especialistas em políticas públicas para o esporte, no Teatro Paschoal Carlos Magno, com capacidade para até 400 participantes.
Tarde (13h30 às 17h30): Grupos temáticos e plenária final no Ritz Plaza Hotel.
Para participar ativamente dos debates, é necessário se inscrever pelo formulário on-line, escolhendo previamente um dos eixos temáticos. Cada grupo será composto por até 70 pessoas. Quem comparecer sem inscrição poderá acompanhar o evento como ouvinte.
Durante o período da tarde, os participantes serão organizados por temas para debater e formular propostas. Cada grupo contará com: um(a) coordenador(a); um(a) relator(a); um(a) delegado(a) responsável por garantir a inclusão de políticas voltadas a grupos vulneráveis ou historicamente discriminados por raça, etnia, religião, gênero, entre outros.
Ao final, cada grupo poderá apresentar até cinco propostas, que serão discutidas na plenária geral. Em seguida, os relatórios com as contribuições serão entregues à comissão organizadora, que será responsável pela elaboração do documento final da conferência.
Diferente de outras edições em nível estadual ou nacional, a conferência de Juiz de Fora não elegerá delegados, focando exclusivamente na escuta, debate e elaboração de propostas para o fortalecimento do esporte como política pública transformadora nos campos da educação, inclusão social e saúde.
Confira também a Lei que institui o Plano Municipal de Esporte e Lazer.