Funalfa prepara regulamentação para ocupação artística do Mercado Cultural AICE

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) está finalizando a regulamentação para a cessão de pauta do auditório do Mercado Cultural AICE, localizado no segundo piso do Mercado Municipal de Juiz de Fora. A iniciativa faz parte da política de democratização do acesso à arte e valorização dos artistas locais.

O anúncio ocorre na reta final do FestivAice, evento que vem movimentando o espaço desde o último dia 17 de julho com uma programação gratuita e diversificada. Realizado pela Funalfa, o festival é uma releitura contemporânea do tradicional Festival de Inverno, reunindo expressões artísticas como música, cinema, literatura, dança e artes visuais, com destaque para a produção cultural juiz-forana e a formação de público.

Desde sua inauguração, em abril deste ano, o Mercado Cultural AICE vem consolidando-se como novo ponto de encontro da cena artística da cidade. “Desde abril, fizemos uma programação contínua para aquecer o espaço e estimular a presença do público. O retorno tem sido muito positivo. O FestivAice também tem sido bastante celebrado e efetivo nesse processo”, destaca Saulo Machado, gerente do Departamento de Gestão de Espaços Culturais e Formação de Público da Funalfa.

Resolução será publicada em agosto

A resolução que regulamenta o uso artístico e cultural do auditório será publicada ainda em agosto. Após a publicação, artistas e produtores culturais poderão apresentar suas propostas, pleiteando datas para uso do espaço.

“A nova etapa será marcada pela participação ativa da população. Queremos contemplar todas as linguagens artísticas — literatura, cinema, música, teatro, dança — e seguir ampliando, porque a arte está sempre em movimento”, afirma Saulo.

A Funalfa reforça que as atualizações e editais serão divulgados pelo site oficial e pelas redes sociais da Fundação. O objetivo é fortalecer o ecossistema cultural local, promovendo o uso público de espaços culturais e criando novas oportunidades de fruição e produção artística.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.