PJF e UFJF firmarão parceria para criação de laboratório voltado aos APLs do Queijo Minas do Caminho Novo e da Charcutaria

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF),  a PJF, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), avança em mais uma iniciativa de fortalecimento da produção rural regional. Em reunião realizada nesta quinta-feira, 24, representantes da Prefeitura e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alinharam os termos de um convênio para criação de um laboratório de suporte técnico aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Queijo Minas do Caminho Novo e da futura Charcutaria da Zona da Mata.

O encontro contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Agrário, Valdeane Dias Cerqueira, do professor Dr. Leonardo Lara e Lanna, chefe do Departamento de Medicina Veterinária e vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFJF, além das professoras Emília Maricato, especialista em inspeção e tecnologia de carnes, e Vanessa Teodoro, especialista em inspeção e tecnologia de leite e derivados.

O futuro laboratório terá como finalidade a realização de análises técnicas e sanitárias, garantindo a segurança e qualidade dos produtos fabricados por agroindústrias locais, especialmente aquelas inspecionadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A estrutura também será voltada para a oferta de capacitações e treinamentos aos produtores, contribuindo diretamente para a regularização, o aprimoramento dos processos produtivos e o acesso a mercados mais amplos.

“O laboratório será um importante instrumento de apoio aos produtores rurais e às agroindústrias, oferecendo análises, capacitação técnica e suporte para adequação às normas sanitárias. Essa parceria é estratégica e reafirma nosso compromisso com o fortalecimento da cadeia produtiva e a valorização da produção local”, destacou a secretária Valdeane Dias Cerqueira.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.