Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF, por meio da Secretaria de Obras (SO), executou mais de 1.055 metros de intervenções em redes de drenagem durante os primeiros seis meses do ano. As ações visam prevenir alagamentos, reforçar a infraestrutura urbana e garantir segurança à população nos períodos chuvosos.
As intervenções se dividiram entre obras de zeladoria e remodelação, alcançando diversos bairros da cidade. Segundo o subsecretário de Gestão de Obras Públicas, Leonardo Leon, o trabalho tem papel estratégico na infraestrutura urbana:
“Essas obras são essenciais para aumentar a capacidade de captação das águas das chuvas e garantir segurança e tranquilidade à população. Embora muitas vezes invisíveis, essas intervenções fazem toda a diferença no cotidiano das pessoas. A Secretaria de Obras segue atenta e outras melhorias ainda estão por vir”.
Obras finalizadas
As obras de zeladoria em drenagem contemplaram as seguintes localidades:
Rua Albertino Gonçalves Vieira – Bairro Laranjeiras
Rua Antônio Bernardo – Jardim Natal
Rua Del Rui de Paiva Leite – Realeza
Rua Ademir Pedreti dos Santos – Santa Cândida
Rua Manoel Ribeiro – Graminha
Já as obras de remodelação de rede de drenagem foram realizadas em:
Rua Otávio Fernandes Coelho e Chefe Darcy – Bairro Aeroporto
Rua José Lourenço – Borboleta
Rua Ercy Furtado de Souza – Teixeiras
Rua Jatobá – Amazônia
Rua Moacir Siqueira – Jardim do Sol
Avenida Brasil – Bairro Poço Rico
Um dos destaques do semestre foi a obra de macrodrenagem na Rua Cesário Alvim, no Bairro São Bernardo, que solucionou uma demanda histórica da população local por um sistema eficiente e seguro.
Obras em andamento
Além das intervenções já entregues, outras obras continuam em andamento, totalizando mais de 1.445 metros de redes de drenagem em execução:
Avenida Joaquim Vicente Guedes – Bairro Graminha
Rua Tietê – Bairro São Mateus
Rua Major José Teixeira – Bairro Jóquei Clube I
Ruas próximas à Miguel Marinho – Bairro Santa Cruz
Distrito de Humaitá
As intervenções fazem parte do plano da PJF de ampliar a capacidade de resposta da cidade às chuvas, com ações preventivas e de manutenção permanente da infraestrutura de drenagem.