Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza, nesta quinta (17) e sexta-feira (18), a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, promovido pela Secretaria de Assistência Social (SAS) e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), teve sua abertura no auditório do Colégio Sesi Granbery, reunindo cerca de 220 participantes, entre trabalhadores da área, usuários, representantes do poder público e da sociedade civil organizada.
Durante a cerimônia de abertura, a prefeita Margarida Salomão ressaltou os avanços obtidos nas últimas duas décadas com a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “É fato que avançamos muito em termos de políticas públicas de assistência. O Cadastro Único é uma ferramenta invejada no mundo”, afirmou a prefeita, destacando ainda conquistas locais como a ampliação do orçamento da assistência social e a profissionalização dos serviços no município.
Para a secretária de Assistência Social, Malu Salim, o encontro é essencial para fortalecer o diálogo democrático e a construção coletiva de políticas públicas. “É uma oportunidade de avaliar os avanços que conquistamos e também de reconhecer os desafios que temos pela frente. Trata-se de um espaço de escuta ativa e de compromisso com propostas que reforcem o SUAS”, pontuou.
Representando o Governo Federal, Mallon Aragão, da Secretaria Nacional de Assistência Social, destacou a importância do diálogo com os territórios: “Para nós, esse é um momento importante, pois a política pública se constrói no território, ouvindo as pessoas e considerando suas vivências.”
A programação do evento teve como destaque a palestra magna do assistente social e professor Leonardo Koury, com mediação da renomada Marilda Villela Iamamoto, referência nacional na área da assistência social.
Nos dois dias de conferência, os participantes irão se dividir em plenárias temáticas, que culminarão na eleição dos delegados que representarão Juiz de Fora na Conferência Regional de Assistência Social, promovida pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/MG). O evento será encerrado com a Plenária Final, que apresentará as propostas debatidas e os representantes eleitos.