PJF publica Plano de Contingência para Baixas Temperaturas pelo quinto ano consecutivo

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), pelo quinto ano consecutivo, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lança o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, em vigor desde a última terça-feira, 11, até 30 de setembro de 2025. O principal objetivo é estabelecer um plano para situações de baixas temperaturas para proteger a população, especialmente pessoas em situação de rua.

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, que integra a Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (SEDUPP), monitora as condições de temperatura mínima e de sensação térmica. O Plano é acionado quando a temperatura atinge ou é inferior a 13,5º C ou sensação térmica equivalente. Ele também pode ser acionado a qualquer momento se as condições de temperatura alcançarem  valores que definem os estados de criticidade.
Conforme estabelece o decreto, durante todo o período de vigência do Plano o município está em estado de observação. Quando as temperaturas tendem a atingir 13,5º C, o estado é de atenção. Já quando as temperaturas atingirem 12ºC, o estado é de alerta; ao atingirem 10ºC, a situação será de alerta máximo; e ao atingirem 5ºC, a situação será de alerta.

A secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (SEDUPP), Cidinha Louzada, destaca o sucesso do Plano de Contingência para Baixas Temperaturas. “A criação desse comitê surgiu a partir dos desafios enfrentados durante a pandemia, no primeiro ano do mandato da prefeita Margarida Salomão, quando identificamos a necessidade de estruturar uma resposta mais organizada para atender a população em situação de rua. Ele continua sendo fundamental durante o período de frio para garantir que ninguém fique desassistido. A estratégia nasceu quando percebemos que, assim como existem planos para enfrentar chuvas, era necessário também um plano específico para enfrentar as baixas temperaturas”, explica.

Campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio”
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou nesta segunda-feira, 16,  a campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio”. Coordenada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), a campanha tem o objetivo de arrecadar cobertores, toucas, meias para a população em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social.
Confira onde fazer sua doação:
– Prédio-sede da PJF – Avenida Brasil, 2001, Centro, das 8h às 18h

– Casa da Mulher – Avenida Garibaldi Campinhos, 169, Bairro Vitorino Braga, antigo prédio da Defesa Civil, das 7h30 às 17h

– Paço Municipal – Esquina da Rua Halfeld com a Avenida Rio Branco, das 8h às 18h




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.