Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Dra. Maria do Carmo, consultora do Ministério da Saúde, e a enfermeira Ana Paula Medrado, apoiadora do Ministério da Saude para o Programa Mais Acesso a Especialistas em Minas Gerais, conduziram uma oficina para os servidores da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com temática voltada ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Governo Federal. A oficina iniciou pela manhã, em um primeiro momento dedicado à equipe da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, responsável pela contratualização e pela regulação.
No segundo momento, a ação reuniu os supervisores das 63 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, bem como servidores do setor de Regulação da Secretaria de Saúde.
Também participaram do evento a subsecretária de Atenção à Saúde, Marcilene Chaves, o subsecretário de Atenção Especializada, Leandro Lopes, o subsecretário de Planejamento e Gestão em Saúde, Rômulo Martins, a secretária adjunta de Saúde, Denicy Chagas, a secretária de Saúde, Ana Luisa Guimarães, e a prefeita Margarida Salomão. O objetivo principal foi tratar com a equipe da Secretaria de Saúde sobre a implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas, sendo abordada a importância da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado e o PMAE como estratégia no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em fala na abertura da oficina, Margarida ressaltou o elo entre o setor de Regulação e Atenção Básica como estratégico para a redução das filas de espera. “O que vocês vão discutir hoje tem a ver com esse entrosamento (entre Regulação e Atenção Básica), tendo em vista o processo de redução de espera das filas, é o que as pessoas desejam. Qual é a grande demanda da saúde? Filas.”
A prefeita destaca o acesso universal proporcionado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de reconhecer e parabenizar o esforço dos servidores da Saúde. “No sistema de saúde, qual é a dimensão mais importante de todas? O tempo. A saúde sempre é para agora, quem quer saúde sempre tem pressa. Ou a saúde para si mesmo, ou para uma pessoa que está acompanhando. Eu cumprimento vocês por fazerem funcionar o Sistema Único de Saúde, que é uma grande conquista do povo brasileiro e uma coisa que nos diferenciam mundialmente”, conclui.
Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE)
O Programa Mais Acesso a Especialistas, também chamado de Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada, é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES) e tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde (AES). O foco é tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária – eAP, por exemplo a Equipe de Saúde da Família – eSF. Em suma, o programa busca aumentar a resolutividade do Sistema Único de Saúde e diminuir o tempo de espera dos usuários para a realização de exames e procedimentos.