Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), desde o início do mês, a Prefeitura de Juiz de Fora realiza a conferência das condições de operação das 225 novas câmeras que compõem o Sistema Integrado de Videomonitoramento (SIV) da cidade. Também fizeram parte da manutenção as 54 câmeras do programa Olho Vivo. O objetivo da ação intensiva é garantir o pleno funcionamento dos equipamentos durante o Carnaval 2025.
As manutenções preventivas e corretivas das câmeras são feitas rotineiramente sob a coordenação da Supervisão de Segurança Patrimonial, da Guarda Municipal, desde a implantação do sistema em julho de 2024. São verificadas as estruturas de postes, rede de cabos e dispositivos de captação de imagens de cada equipamento, a fim de assegurar a integridade dos componentes e a consequente qualidade de operação dos equipamentos contratados pelo município.
O Sistema Integrado de Videomonitoramento atende, para além das demandas de segurança pública, finalidades múltiplas para as questões de trânsito, Defesa Civil e fiscalização de posturas municipais, com uma rede que está distribuída em pontos estratégicos da cidade, incluindo a zona rural, entradas e saídas do município.
Totalmente, coordenado e custeado pelo município, o projeto representa o maior avanço alcançado pela segurança municipal nos últimos anos, com uma ampliação de 76% no número de equipamentos de coleta de imagem utilizados na cidade. As imagens ainda são compartilhadas com as demais forças de segurança, aumentando a capacidade de atuação e a efetividade das ações do setor, bem como promovendo maior sensação de segurança para a população.