Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF),  seguindo com o trabalho diário de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), realiza, entre os dias 20 a 24 de janeiro, rotas de visitas e vistorias a residências e lotes em diversos bairros. As atividades acontecem semanalmente, conforme cronograma definido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), da Secretaria de Saúde (SS).

A PJF solicita o apoio dos moradores na abertura de suas residências para que os profissionais possam realizar o trabalho de tratamento focal. Neste momento, quando a circulação da dengue diminui, é muito importante receber os agentes para evitar que tenhamos crescimento de casos durante o período propício para a reprodução do mosquito. É importante que os moradores fiquem atentos às orientações dos agentes e os recebam, visto que a maioria dos focos estão dentro das casas. Todos os servidores estarão identificados e uniformizados.

No decorrer da visita, sempre acompanhado pelo responsável do imóvel, o ACE deve orientar e avaliar as situações de risco, remanejando e/ou eliminando os recipientes que possam acumular água e/ou que não tenham utilidade. O agente deverá tratar corretamente com larvicida aqueles recipientes que não puderem ser eliminados. As visitas são feitas na parte externa e interna das residências.

Para ajudar nos trabalhos, a PJF deixa algumas dicas: 

-Sempre verifique os ralos e cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim;

-Retire os pratinhos das plantas, tampe os tambores com água de chuva;

– Verifique também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecione o quintal;

– Descarte o seu lixo corretamente;

– Mantenha a piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.

Rota dos agentes na próxima semana (20/1 a 24/1)

Região Oeste

Aeroporto

Cidade Universitária

Bosque do Imperador

Santos Dumont

Guadalajara

Borboleta

Martelos

Nossa Senhora de Fátima

Serro Azul

Jardim Universitário

Jardim Casablanca

Marilândia

Nova Califórnia

Novo Horizonte

Jardim da Serra

Parque São Pedro

Nova Germânia

Chalés do Imperador

São Pedro

Vina Del Mar

Ferramenta de denúncias

Além de participar ativamente na prevenção contra as arboviroses, a população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos do Aedes aegypti em Juiz de Fora e região. O JF Contra o Aede é um sistema em que as pessoas podem realizar denúncias de locais de criadouros do mosquito e tem como finalidade mapear as informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya. A plataforma roda em todas as plataformas: smartphones, tablets, notebooks e computadores e pode ser acessada em qualquer navegador.

A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos, por meio do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. Denúncias podem ser feitas, ainda, em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.