Governador participa da abertura da Semana Contra a Corrupção 2024

O governador Romeu Zema participou, na manhã desta segunda-feira (9/12), da abertura da Semana Contra a Corrupção, promovida pela Ação Integrada da Rede de Combate à Corrupção de Minas Gerais (Arcco-MG), que é coordenada pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE).

O evento, que acontece entre os dias 9 e 13/12, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, reúne órgãos públicos, especialistas e sociedade civil com o objetivo de promover o diálogo e fortalecer a agenda anticorrupção no âmbito do Estado de Minas Gerais. A abertura marca também o Dia Internacional Contra a Corrupção, que é celebrado hoje em 110 países.

“Não há protegidos e nem perseguidos neste governo. O que nós queremos aqui é fazer o que é o correto. E esse trabalho é potencializado quando nós temos parceiros como Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público de Contas, o Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça a própria Controladoria-Geral da União. Tudo isso tem sido de fundamental importância para esses nossos avanços e aperfeiçoamentos”, destacou Romeu Zema.

O governador também lembrou que Governo de Minas é um dos pioneiros em celebração de Acordos de Leniência e que, até o momento, resultaram em mais de R$ 460 milhões ressarcidos aos cofres públicos do Estado.

Romeu Zema também destacou três ferramentas importantes para combater a corrupção na administração pública: bons exemplos, punição exemplar dos que cometem este tipo de crime e transparência, considerada hoje a principal arma no enfrentamento à corrupção.

Minas lidera os principais rankings e avaliações nesse sentido. Enquanto o desempenho médio de transparência dos portais públicos no Brasil é de 57,92%, Minas atingiu a pontuação de 98,51%, ocupando o nível Diamante.

Resultados e avanços

O  controlador-geral do Estado e coordenador executivo da Arcco-MG, Rodrigo Fontenelle, ressalta que Minas é referência nacional na promoção da integridade, com a política Mineira de Promoção da Integridade.

“Também estamos entre os três principais estados que aplicam a Lei Anticorrupção, não apenas pela questão da integridade e pela questão dos acordos de leniência, mas também nos processos de responsabilização de pessoas jurídicas, já que temos mais de 60 empresas sancionadas ao longo desses últimos seis anos”, reforçou Rodrigo Fontenelle.

Semana Contra a Corrupção

A Semana Contra a Corrupção é aberta ao público interessado e conta com solenidades, palestras, painéis e apresentações culturais que abordarão temas como o uso da Inteligência Artificial no combate à corrupção, ética, integridade e boas práticas de governança.

A Arcco-MG é formada por diversos órgãos e instituições da administração pública estadual e tem como objetivo desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão do Poder Público, diagnóstico e combate à corrupção, bem como o fortalecimento, ampliação e aprimoramento da articulação entre instituições.

Fonte: Agência Minas




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.