Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF inaugurou nesta quarta-feira, 26, a nova Sala de Situação como mais um “presente” para a cidade nesse aniversário de 174 anos. No espaço, a Defesa Civil terá acesso a mais de 220 câmeras, inteligência artificial para verificação do nível da água, acompanhamento 24 horas e em tempo real de pontos de alagamento, inundações e de encostas em áreas de risco, além de sala anexa para gestão de crise. A sala de situação será integrada ao monitoramento de dados meteorológicos e ao centro de operações da Defesa Civil, responsável por receber os chamados de emergência pelo telefone 199.
Como explica a prefeita Margarida Salomão, a inovação garante mais eficiência nas ações de prevenção e agiliza as ações de resposta durante eventos adversos. “Uma das prioridades desta gestão é preparar a cidade para os próximos 100 anos. Por isso, investimos tanto em prevenção e em obras para resolver problemas históricos de inundações e deslizamentos de terra no município. Inaugurar essa nova sala de situação é fundamental para preservar uma conquista dos últimos três anos e meio: apesar das chuvas excepcionais, não tivemos nenhum óbito”, destaca a prefeita.
Na atual gestão, a Defesa Civil passou por processo de reestruturação ao ser integrada à Secretaria de Governo. Com investimento em tecnologia e qualificação da equipe, o órgão intensificou o trabalho preventivo e de mapeamento de áreas de risco. Como ressalta a secretária de governo, Cidinha Louzada, a inauguração da nova sala de situação é uma coroação do trabalho de reestruturação da Defesa Civil. “É um legado que deixamos para o futuro. Quando iniciamos a gestão, havia apenas cinco servidores na Defesa Civil. Ampliamos e capacitamos a equipe, que hoje é multidisciplinar. Atualizamos o Plano de Contingência, priorizando o trabalho contínuo e integrado. Realizamos todo o mapeamento de áreas de risco do município, que não era atualizado desde 2014. E, principalmente: fizemos todo o trabalho pensando nas pessoas. Não à toa, ampliamos o valor do auxílio-moradia em duas oportunidades nesta gestão”, enfatiza a secretária. O trabalho da Defesa Civil de Juiz de Fora é reconhecido nacionalmente, com ações que passaram a compor o banco de boas práticas da Defesa Civil Nacional.
Inovação da sala de situação
O novo sistema de videomonitoramento da PJF conta com 225 câmeras. Destas, 45 câmeras são voltadas especificamente para o trabalho de proteção e defesa civil. Juiz de Fora tem a primeira Defesa Civil do Brasil a utilizar inteligência artificial para monitorar o nível d’água. Serão 14 câmeras específicas para a medição de nível d’água que contarão com inteligência artificial para ativar um pop-up que surgirá nos monitores da sala assim que for detectado alteração do nível de alerta.
Também serão sete câmeras com taxa de zoom elevada que permitirão acesso a imagens na faixa de 360º graus contínuos em pontos estratégicos (próximo a encostas e cursos d’água), além de mais 24 câmeras de alta resolução para monitoramento pluviométrico em regiões estratégicas a fim de identificar início de precipitações, alagamentos e inundações. Ademais, será possível acompanhar o deslocamento dos veículos da equipe em campo, bem como acessar em tempo real imagens de drones realizadas pela Defesa Civil.
Além da estrutura reservada para os trabalhos de proteção e prevenção, a nova Sala de Situação terá sala de reunião anexa para gestão de crise, que visa tornar o processo de decisão mais organizado e ágil. A integração desta frente de trabalho, com o monitoramento meteorológico e o atendimento do centro de operações do 199, permitirá uma melhor definição da urgência de determinados atendimentos no município.
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luis Fernando Martins, ressalta que a primeira versão da sala de situação começou a funcionar em agosto de 2022 e foi muito útil na preparação para o período chuvoso e para a otimização das respostas em situações emergenciais. A nova estrutura conta com mais monitores, mais câmeras e uso de inteligência artificial. “É uma infraestrutura de ponta para permitir acesso mais rápido às informações, agilizar a tomada de decisão e otimizar o atendimento à população”, explica.