Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), bandeirolas coloriram o pátio da sede da Guarda Municipal nesta quinta-feira, 27. As alunas do projeto JF Esporte e Cidadania, que funciona na unidade, realizaram o seu tradicional arraiá. Trajes típicos, comida e muita música da cultura popular junina mostraram a animação das mais de cem mulheres da comunidade que frequentam a academia da Guarda.
Estiveram presentes os secretários de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Leandro Lisboa Barros, e de Esporte e Lazer (SEL), Marcelo Matta. A parceria entre as duas pastas vem permitindo o desenvolvimento dos propósitos de abertura da sede da Guarda para a comunidade e de incentivo à prática de atividades físicas, com benefícios para a saúde e para as relações sociais estabelecidas.
Desde março de 2022, os portões da Guarda Municipal foram abertos para moradores do entorno da sede no bairro São Bernardo. O projeto “Vem pra Guarda” tem o objetivo de aproximação da instituição com o território e as pessoas que nele residem. Além do uso da academia de ginástica pelas turmas femininas, alunos da Escola Municipal Amélia Mascarenhas, vizinha da unidade, participam de iniciação às artes marciais nas dependências da Guarda. Uma estratégia que atende aos preceitos da segurança cidadã e comunitária seguidos pela corporação municipal.
Para a comandante da Guarda Municipal, Elaine Maria Silva, o acesso das alunas no quartel da Guarda promoveu uma revolução no espaço. “Essa leveza que vocês trazem pro nosso mundo é muito maravilhosa. Gostaria de parabenizar esse projeto, agradecer, antes de tudo, à prefeita Margarida, que nos possibilitou ter essa iniciativa colocada em prática. Um projeto tão exitoso, que nos permite receber o carinho e o acolhimento de vocês. Esse momento pra gente é muito especial”, afirmou durante a abertura da festividade. Atualmente, 130 mulheres frequentam aulas nas instalações da Guarda Municipal, número que supera o contingente de guardas, com 107.
O Projeto “Vem pra Guarda” se insere no conjunto de políticas de prevenção à violência e fortalecimento da cidadania, implementadas pela Sesuc, com o objetivo de aproximar e incluir pessoas, por meio da disponibilização de instalações dos serviços públicos municipais.