PJF e Serviço Geológico do Brasil iniciam avaliação geotécnica no Morro do Cristo

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), nesta quarta-feira, 19, equipes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e do Corpo de Bombeiros realizaram vistoria no Morro do Cristo. O objetivo é realizar um levantamento de campo que possibilite a avaliação geotécnica, identificando as características da área e a tornando mais segura para a prática de turismo.

A iniciativa da pesquisa é uma ação preventiva e o estudo foi solicitado pela Defesa Civil de Juiz de Fora ao Serviço Geológico do Brasil (SGB). Os pesquisadores da SGB percorreram as trilhas que ligam ao Mirante do Cristo, além de outras. Também foram na Praça Nossa Senhora de Fátima, que fica ao final da Rua Halfeld e faz parte da encosta do Morro do Cristo.

 

A pesquisa em campo foi acompanhada por servidores da PJF que integram a Defesa Civil e a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur). Diferentemente da setorização de risco já existente, essa nova análise envolve também a encosta do Morro do Cristo e as moradias do entorno. A avaliação geotécnica de atrativos geoturísticos tem como foco garantir o uso do espaço de forma mais segura.

 

O Morro do Cristo possui uma rica biodiversidade da Mata Atlântica distribuída em afloramento rochoso. Ao final do levantamento de campo, será elaborado um relatório, sugerindo pontos estratégicos para melhoria da segurança. Além disso, serão recomendadas as melhores formas para monitoramento climático e geológico do local.

 

Como explica a gerente  do Departamento de Gestão de Riscos de Desastres na Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, Camila Galvão, os estudos geotécnicos em locais com atrativos geoturísticos auxiliam a salvaguardar vidas, ampliando a segurança tanto para quem visita os locais quanto para os profissionais que atuam nas áreas. “Essa demanda complementa o Plano de Manejo desenvolvido nas áreas verdes do município nessa gestão e atende à necessidade de prevenir acidentes, como o que aconteceu nos cânions de Capitólio, em Minas Gerais. O Morro do Cristo já é um local de monitoramento da Defesa Civil, então esse estudo que solicitamos ao Serviço Geológico será fundamental para garantir mais segurança e incentivar o turismo na região.”

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.