Prefeita Margarida Salomão inaugura primeira etapa das obras de drenagem no Bairro Industrial

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF),  a prefeita Margarida Salomão inaugurou na noite desta quinta-feira, 11, a primeira etapa das obras de macrodrenagem do Bairro Industrial. Com a conclusão das intervenções, o Acesso Norte também foi liberado para os motoristas. A cerimônia de inauguração contou com a presença da própria prefeita; do secretário de Obras, Lincoln Santos; dos vereadores Nilton Militão, Cida Oliveira, Tiago Rocha dos Santos (Tiago Bonecão) e Júlio Rossignoli; além da líder comunitária e professora Renata Morais.

Para a prefeita, Juiz de Fora precisa realizar essas intervenções, não só por ser um dever da cidade para com seus habitantes, mas por ser também uma forma de compensar o sofrimento de muitos anos. “Cansei de ouvir as pessoas falarem que no Bairro Industrial não tinha mais solução, que era impossível recuperar essa área, que ali sempre vai inundar, sempre vai encher. Então, a solução foi pensar em um jeito diferente, como é feito em outros locais do mundo que também alagam. Por isso pensamos nos diques, que vão ajudar. Ao longo da minha vida política eu estive inúmeras vezes no Bairro Industrial, para acompanhar as enchentes que aconteciam ano a ano. Era um local de insegurança tão grande, e não poderia continuar assim. É uma obra muito complicada, mas muito bonita. Melhoramos a vazão da água do córrego para o Paraibuna, uma diferença muito grande. Agora também temos jardim, que podemos fazer várias coisas, como caminhar e atividades físicas. Nós vamos fazer a obra completa. Essa é só a primeira etapa, mas nós iremos fazer todas as outras, que irão modificar todo o Bairro Industrial, pois o projeto contempla jardins de chuva, parques, novos diques. Certeza de que quando acabarmos, este será um dos bairros mais bonitos de Juiz de Fora”, afirma.
As obras de macrodrenagem consistiram, nesta primeira fase, na construção de uma nova galeria que liga o Córrego Humaitá ao Rio Paraibuna, aumentando em 50% a capacidade de vazão da água, ajudando a dar um maior escoamento e diminuindo as chances de alagamentos. Também foi construído um dique de 850 metros, de concreto armado, para a contenção das cheias na margem do rio, e outro dique de 24 metros, também em concreto armado, nas margens do Córrego Humaitá na altura da avenida Garcia Rodrigues Paes. Além disso, o projeto ainda concebeu na margem do Paraibuna, um passeio com 850 metros de grama babatais, para realização de caminhada e passeios ao ar livre.
Margarida também reafirma que o processo democrático está fundamentado no cumprimento das leis e na confiança do povo em relação aos governantes. “É uma obra cara, mas necessária, e os moradores merecem, após todos esses anos de sofrimento. A cidade tem o dever, uma dívida com o Bairro Industrial, e hoje estamos começando a pagar e vamos chegar ao fim. E mais bonito que tudo isso, é dizer que isso é democracia. A democracia se baseia no cumprimento da palavra. E eu dei a minha palavra e estou cumprindo, isso fortalece a confiança das pessoas umas nas outras, e é muito importante. Palavra dada começa a ser cumprida e em breve teremos a obra completa e nunca mais os moradores e moradoras terão medo quando o céu fecha. Nunca mais será uma tragédia, e as pessoas poderão viver bem e alegres, como seres humanos, como cidadãos e cidadãs de Juiz de Fora”, ressalta a prefeita.
O secretário de obras, Lincoln Santos, atesta a qualidade da obra e reafirma o compromisso da Prefeitura em terminar todas as etapas das obras de macrodrenagem na região. “É um prazer muito grande estar aqui entregando a primeira fase da obra do Bairro Industrial. Estamos entregando o novo lançamento do córrego Humaitá no Rio Paraibuna, onde conseguimos aumentar em 50% a vazão de escoamento da água. Um aspecto importante que gostaria de ressaltar é que esta obra foi feita de uma forma mais sustentável, pois utilizamos resíduos reciclados da construção civil em parte do reaterro e preparo do fundo da vala escavada. E, no futuro, iremos também revitalizar o bairro e remodelar as redes de drenagem de todas as ruas, para podermos dar um melhor qualidade de vida aos habitantes do Bairro Industrial”, confirma.
Este é um momento histórico, que ficará marcado na vida dos moradores de toda a região, que já vislumbram dias melhores e menos medo quando começa a chover, como explica a líder comunitária e professora Renata Morais, que mora no local há 30 anos. “Foram inúmeras enchentes, e sempre ouvíamos que o Bairro Industrial não tem jeito, não tem solução. Até que apareceu a Margarida, que disse que estudaria e pensaria num jeito de resolver a situação. E assim ela fez. Quatro anos depois estamos aqui comemorando a primeira etapa de um grande projeto que começou a sair do papel. Agradeço imensamente à prefeita que está atuando para resolver os problemas de uma vez por todas. A conclusão dessa primeira etapa nos dá a alegria e a certeza de que coisas boas virão, a Margarida e sua equipe devolveram a alegria e esperança para os moradores do Bairro Industrial”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.