Dia Internacional da Mulher: elas são maioria nos cargos de liderança do Governo de Minas Gerais

Não só neste Dia Internacional da Mulher, mas em todos os dias do ano, as mulheres exercem papel fundamental no Governo de Minas Gerais. Levantamento de dados realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) relativo a fevereiro de 2024 mostra que a maioria dos postos de liderança no Executivo estadual é ocupada por mulheres.

Ao todo, são 7.288 mulheres em cargos de chefias, diretorias e vice-diretorias de escolas. Isso corresponde a 62,64% dessas posições de liderança. Os outros 4.346 cargos são ocupados por homens.

A participação feminina também é forte nas secretarias de Estado. O governador Romeu Zema destacou o ineditismo de alguns cargos, nunca antes ocupados por mulheres, caso de Marília Melo, à frente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Atualmente, outras mulheres ocupam cargos de secretárias de Estado: Luisa Barreto, na Seplag, e Elizabeth Jucá, na Sedese.

“Espero que essa tendência se aprofunde. Eu, que sempre trabalhei com gestão, muito ligado à área de recursos humanos, fico muito satisfeito   e posso dizer que a presença feminina no mercado de trabalho faz toda a diferença. Temos a maior participação feminina em cargos de secretariado entre todos os governos que atuaram em Minas. Pela primeira vez na história do Estado, temos uma mulher à frente da Secretaria de Meio Ambiente. Então, só fazer discurso bonito não resolve, é preciso agir. E pra mim é uma felicidade grande poder contar com as mulheres na gestão pública. O meu parabéns e muito obrigado a todas vocês”, destacou o governador Romeu Zema.

Avanços  

“Esse número nos mostra que, a cada dia, estamos avançando mais e mais para garantir a atuação feminina na formulação de políticas públicas para as cidadãs e os cidadãos e nas decisões de Estado. E o que nos faz chegar até aqui é, sem dúvidas, o comprometimento e a competência das mulheres em levar um serviço público de qualidade e excelência para todas e todos em Minas”, aponta a secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto.

A secretária Luísa Barreto é uma das lideranças femininas no Estado. No primeiro escalão, que considera dirigentes máximos de órgãos e secretarias do Governo de Minas, 27 posições, de um total de 65, são ocupadas por mulheres, também com base em dados de fevereiro de 2024.

“As políticas públicas precisam ter uma multiplicidade de divisões, que correspondam à multiplicidade de representatividade da população. Felizmente, no Governo de Minas, há uma preocupação muito grande em garantir a representatividade feminina. Para além de termos várias mulheres em postos-chave, as mulheres ocuparam pela primeira vez postos muito relevantes, como por exemplo, de secretária de Agricultura, de secretária de Meio Ambiente e eu mesma fui, pela primeira vez, a presidente da Emater, uma empresa com mais de 70 anos de história”, considerou.

Confira os dados extraídos pela Seplag-MG com base na folha de fevereiro de 2024:


Fonte: Agência Minas




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.