Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), só na primeira semana do funcionamento estendido das Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foram realizados 26.759 serviços, entre atendimentos, procedimentos diversos e vacinação, um aumento de 32,66% no número de prestação de serviços nas 38 UBSs, em relação à semana anterior ao Carnaval, com 20.171 serviços.
“Pela primeira vez, nós abrimos as UBS’s no sábado de manhã para o trabalho regular das UBSs. Já fizemos isso em situações excepcionais, de vacinação, mas para fazer o trabalho que é feito durante os dias de semana é a primeira vez. Isso decorre do grande processo de ampliação das equipes do Programa de Saúde da Família, em número de 67 novas equipes, que recebemos do Governo Federal. Uma grande conquista que esperamos, inclusive, ampliar além das trinta e quatro UBSs que estão funcionando nesse regime hoje, garantindo o direito de acesso à saúde ao cidadão de Juiz de Fora. Um compromisso prioritário e que estamos, nesse momento, implementando”, destacou a prefeita Margarida Salomão.
Nas 34 UBS’s com funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h, entre os dias 26 de fevereiro a 2 de março, 25.166 serviços foram oferecidos, sendo 10.188 consultas e atendimentos, 13.792 procedimentos, como troca de curativos e aferição de pressão, e aplicação de 1.186 vacinas diversas.
Nas quatro UBS’s com atendimento sem interrupção, de segunda a sexta, das 7h às 17h, entre os dias 26 de fevereiro a 1º de março, foram realizados 1.593 serviços. Destes, 676 foram atendimentos, 861 procedimentos e 56 vacinas aplicadas.
Na semana anterior ao Carnaval, dos dias 5 a 9 de fevereiro, antes da ampliação, as 34 unidades realizaram 19.172 serviços diversos. No mesmo período, as quatro unidades com atendimento estendido ofereceram 999 serviços diversos.
Segundo o subsecretário de Atenção à Saúde, Alfeu Gomes de Oliveira Júnior, “a ampliação nos horários de atendimento das UBSs que pertencem à Estratégia de Saúde da Família traz para nós, em uma primeira semana de avaliação, números muito significativos. Uma resposta favorável ao que se pretende alcançar. O objetivo final de conseguirmos a ampliação desses horários é melhorar o estado de saúde das pessoas que ali são atendidas, não apenas com consultas médicas, mas também com as ações envolvendo a promoção e a proteção à saúde. O objetivo maior é trazer uma melhoria quantitativa e qualitativa no atendimento à saúde dessa população”.
A ampliação foi possível graças à contratação de 201 novos servidores da Estratégia Saúde da Família, que compõem 67 novas equipes do programa. A cidade ainda receberá outras equipes, conforme anunciado conjuntamente com o Ministério da Saúde (MS) do Governo Federal
34 UBS’s com funcionamento estendido de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h:
Alto Grajaú
Bairro Industrial
Bandeirantes
Cidade do Sol
Filgueiras
Furtado de Menezes
Granjas Bethânia
Jardim Esperança
Jardim Natal
Jóquei Clube I
Jóquei Clube II
Linhares
Marumbi
Milho Branco
Monte Castelo
Nossa Senhora Aparecida
Nova Era
Progresso
Retiro
Santa Cecília
Santa Cruz
Santa Efigênia
Santa Luzia
Santa Rita
Santo Antônio
Santos Dumont
São Benedito
São Judas Tadeu
São Pedro
São Sebastião
Teixeiras
Vale Verde
Vila Esperança
Vila Ideal
4 UBS’s com atendimento ininterrupto, de segunda a sexta, das 7h às 17h:
Barreira do Triunfo
Jardim da Lua
Parque Guarani
Vila Olavo Costa