Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), lançou nesta terça-feira, 17, o “ACHEI JF!”, ferramenta inovadora que conecta prestadores de serviços e contratantes em Juiz de Fora. Totalmente gratuito para profissionais e clientes, o novo serviço já pode ser acessado pelo endereço eletrônico, ou por meio de aplicativos já disponíveis nas lojas Play Store (Android) e App Store (Apple), como “Achei JF” e “Achei JF – Prestadores”.
O anúncio do novo serviço foi feito pela prefeita, Margarida Salomão, e pelo secretário de Desenvolvimento, Ignacio Delgado, em evento com a participação de entidades representativas. “O ACHEI JF vem facilitar os ganhos econômicos mais significativos para essas pessoas e disponibilizar ao público de Juiz de Fora a opção de ter serviços de qualidade, avaliáveis. Além de auxiliar a Prefeitura na construção de políticas públicas, na qualificação desses profissionais”, destacou a prefeita.
O “ACHEI JF!” é uma vitrine para facilitar a interação, onde os prestadores de serviços, como maridos de aluguel (serviços gerais), diaristas, pedreiros, eletricistas, pintores, garçons, motoristas, recepcionistas, auxiliares de limpeza, babás, encanadores, marceneiros, serviços técnicos e muito mais, podem divulgar o seu trabalho para toda a cidade.
Do outro lado, quem quer contratar, tem acesso a diversas categorias de profissionais, e pode avaliá-los pelas habilidades e serviços já prestados.
O secretário de Desenvolvimento destacou que a expectativa é atingir cerca de 100 mil prestadores, entre trabalhadores autônomos, microempreendedores individuais (MEIs), coletivos da Economia Solidária e artesãos. “Não há tecnologia ou inteligência artificial que substitua esses profissionais.”
Além da intermediação gratuita, o “ACHEI JF” permite que os prestadores de serviços de Juiz de Fora ampliem sua carteira de clientes e tenham acesso a informações sobre qualificações oferecidas pela Prefeitura, buscando incentivá-los a prestarem serviços de qualidade, auxiliando a geração e melhoria de renda.
Como funciona
Prestadores de serviços e produtores, sejam eles microempreendedores individuais, trabalhadores autônomos, artesãos ou integrantes de coletivos locais, devem baixar o aplicativo “ACHEI JF – Prestadores” e realizar o cadastro, informando dados pessoais. É necessário o envio da cópia de alguns documentos.
Após a liberação do cadastro pela Prefeitura, o profissional já pode divulgar o seu trabalho em detalhes, descrevendo suas habilidades e disponibilizando fotos do seu serviço ou produto.
Pelo aplicativo ou site, é possível conversar com os possíveis clientes, receber pedidos de orçamento e avaliações, além de compartilhar cartões de visita nas redes sociais.
Já os contratantes devem baixar o aplicativo “ACHEI JF”, realizar um breve cadastro e pesquisar os serviços de interesse. É possível entrar em contato com o profissional, solicitar orçamentos, contratar e avaliar o serviço.
A liberação de novos cadastros de prestadores de serviços pela Prefeitura acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para os contratantes, a entrada é automática no ACHEI JF.