Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), neste sábado, 13, de 9h às 16h, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza no Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) do PAM Marechal o Dia D de distribuição do Cordão de Girassol, instrumento que visa a identificação de pessoas que possuam doenças, deficiências e/ou transtornos considerados ocultos, com o objetivo de prestar atendimento preferencial nos estabelecimentos públicos e privados do município.
Na ocasião, o cordão poderá ser solicitado somente por aqueles que possuam doença, deficiência e/ou transtorno oculto, ou por um representante legal, mediante apresentação de laudo médico que comprove a existência da doença e/ou transtorno, bem como comprovante de residência atualizado, dos últimos três meses, de Juiz de Fora, foto 3×4 recente e documento de identificação.
São consideradas doenças, deficiências e/ou transtornos ocultos previstos na lei municipal:
1) Autismo;
2) Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);
3) Síndrome de Tourette;
4) Doença de Chron;
5) Visão Monocular;
6) Visão Subnormal;
7) pacientes ostomizados;
8) transtornos psiquiátricos, tais como: Ansiedade, Síndrome do Pânico e psicoses;
9) Deficiência Intelectual;
10) Fibrose Cística;
11) Retocolite Ulcerativa;
12) Surdez;
13) Fibromialgia;
14) Neuralgia do Trigêmeo;
15) Pessoas com dispositivos elétricos no corpo, como marca-passo cardíaco, e com dispositivos eletrônicos implantados para tratamento de dor de coluna crônica.
A Secretaria de Saúde (SS) reforça que o objetivo do cordão é única e exclusivamente a identificação de pessoas que possuam doenças, deficiências e/ou transtornos considerados ocultos, com a finalidade de promover atendimento preferencial em estabelecimentos públicos e privados do município. O Cordão de Girassol não substitui qualquer documento de identificação.