Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em 2023, a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou uma série de ações preventivas, estratégias de resposta e programas de conscientização para enfrentar desafios emergenciais e reduzir os impactos de eventos adversos na região. Tais ações foram intensificadas na atual gestão quando o órgão passou a compor a Secretaria de Governo (SG).
Mais de 60% das vistorias realizadas pela Defesa Civil ao longo do ano tiveram caráter preventivo. Nesse período, foram mais de mil vistorias preventivas, nas quais é possível identificar medidas necessárias para reduzir os riscos e, assim, evitar situações de desastres. Com o monitoramento das áreas de risco, a Defesa Civil também realiza encaminhamentos para as outras pastas da prefeitura adotarem medidas de mitigação, como por exemplo limpeza das bocas de lobo e dos córregos no município. As ações preventivas contribuem para que as equipes antecipem possíveis problemas para evitar desastres.
Já no segundo semestre foi apresentado o Plano de Contingência atualizado para o período chuvoso 2023/2024. O Plano, que envolve diversos órgãos, estabelece um conjunto de medidas que devem ser colocadas em ação em casos de emergência a fim de possibilitar o retorno à normalidade o mais rápido possível. Em dezembro, em apenas uma hora, choveu 69 mm em Juiz de Fora, cerca de 22% do volume total esperado para o mês. Essa chuva intensa, formada em pouco tempo, é uma das características do fenômeno El Niño. O trabalho integrado com diversos órgãos e pastas da PJF permitiu que a cidade reagisse com agilidade diante dessas situações de emergência.
A fim de garantir que alertas sobre situações emergenciais sejam vistos com mais rapidez, Juiz de Fora foi uma das sete cidades escolhidas para participar do projeto piloto da Defesa Civil Nacional para emissão de alertas em formato de Flash SMS. A iniciativa foi desenvolvida pela Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap) que possibilita que a mensagem de alerta apareça na tela sem que o usuário precise clicar para abri-la. A população deve ficar atenta às orientações e aos alertas da Defesa Civil, que são publicados nas redes sociais e enviados via SMS. Para receber os alertas da Defesa Civil, é só enviar um SMS com o CEP para o telefone 40199. O serviço é gratuito.
Plano de Contingência Para Baixas Temperaturas
No inverno de 2023, a PJF implantou o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas com o objetivo desenvolver ações de forma integrada para diminuir os impactos do frio intenso sobre a população em situação de vulnerabilidade no município. Esse tipo de ação foi criada em 2021 na atual gestão. Com isso, foi inaugurado uma casa de acolhimento emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade na Rua Fonseca Hermes, nº 143, com a capacidade de atender 40 pessoas, que receberam refeição à noite e café da manhã no dia seguinte. O local funcionou até o final de setembro.
Capacitações promovidas pela Defesa Civil
Além de capacitações internas para servidores, a Defesa Civil de Juiz de Fora promoveu cursos para a comunidade externa. Apenas na “Semana Municipal de Redução de Riscos e Desastres 2023”, a Defesa Civil promoveu seis webinários gratuitos. Além da parte teórica online, o evento contou com uma atividade presencial na Escola Municipal Padre Caetano, com a temática de ações de prevenção de riscos e segurança de barragens. Ao todo, mais de 500 pessoas participaram da Semana.
Entre os meses de abril e julho, o órgão da Secretaria de Governo promoveu o II Ciclo de Cursos Gratuitos. Ao todo foram nove cursos que abordaram temáticas variadas acerca da atuação e da experiência dos agentes em ocorrências e trabalhos de campo. Os cursos foram ministrados pelos agentes da Defesa Civil, contando com mais de 1.700 inscritos, alcançando todas as regiões do Brasil, com representantes de 24 Estados e mais de 240 municípios.
Em 2023, a Defesa Civil também realizou três cursos online e gratuitos para formação de novos voluntários. Por meio da capacitação, eles aprendem noções de defesa civil e identificação de situações de risco e formas de prevenção, que podem contribuir para a segurança da comunidade em que vivem. Ao longo do ano, a equipe também realiza capacitações periódicas com a equipe de voluntariado – que, no último ano, passou a contar com o total de 75 pessoas.
Trabalho da Defesa Civil é referência para outros órgãos
Assim como nos outros anos, as ações desenvolvidas pela Defesa Civil foram reconhecidas como referência nacional. O trabalho da Defesa Civil em “Estoques Estratégicos em Proteção e Defesa Civil” foi selecionado para compor o banco de Boas Práticas da Defesa Civil Nacional, que reúne técnicas identificadas como as melhores para inspirar outras defesas civis no desempenho frente aos desafios do período chuvoso. A ação selecionada é relacionada ao empenho na gestão de estoques para itens de ajuda humanitária e materiais para mitigação dos riscos desenvolvida pela Defesa Civil de Juiz de Fora.
A Defesa Civil da PJF ficou entre os finalistas da campanha “Aprender Para Prevenir”, coordenada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O projeto desenvolvido para a campanha detalhou ações de educação preventiva realizadas pelo órgão da Secretaria de Governo durante o ano. Entre as ações apresentadas na campanha, estão: o projeto “Defesa Civil nas Escolas”; o programa de capacitação de voluntários; as palestras e cursos gratuitos realizados; além das ações educativas promovidas em eventos com materiais lúdicos como fantoches, maquetes e o jogo de tabuleiro desenvolvido pela PJF.
Pela segunda vez, a Defesa Civil foi selecionada para participar do Circuito Urbano 2023, promovido pela ONU Habitat. No evento foi apresentado o workshop “Uso das Cartas de Suscetibilidade a desastres no planejamento urbano”, que visa mostrar o planejamento estratégico de ações preventivas e de resposta com o uso da ferramenta desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil.
A Defesa Civil também ministrou palestras no evento “Boas Práticas para Adesão das Comunidades aos Exercícios Simulados com Barragens”, promovido pela Defesa Civil Estadual; em workshop promovido pelo 3º Comando Operacional de Bombeiros (COB), no qual foram apresentadas as técnicas desenvolvidas e aprimoradas pela Defesa Civil na preparação para o período chuvoso 2023/2024; e na décima sétima edição do Simpósio de Geologia do Sudeste, no qual a equipe ministrou o curso “Percepção e Mapeamento Participativo de Áreas de Risco Geológico”, sobre a atuação de voluntários no processo.
Nesse Simpósio, a equipe da Defesa Civil também apresentou três trabalhos. Além disso, artigos escritos pelos servidores do órgão foram aprovados e apresentados no II Congresso Latino-Americano de Desenvolvimento Sustentável; no III Encontro Nacional de Desastres, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro); e no “IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul”.