A justiça de Deus é bilateral

“Não diga: ‘Eu o farei pagar pelo mal que me fez!’ Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você” (Provérbios 20: 22).

Jamais pense em se vingar. Não cabe a você fazer justiça. Deixe a lei dos homens agir quando for o caso, mas, acima de tudo, confie em Deus, pois é Ele e somente Ele que realiza as compensações e distribui as penas.

“Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor” (Romanos 12: 19).

Melhor seria que, além de não revidar, a pessoa simplesmente liberasse o perdão:

“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou” (Colossenses 3: 13).

Pois quando se perdoa, o liame da vítima para com o culpado se desfaz, o coração não fica cativo de ódios e mágoas, a mente é libertada daqueles pensamentos que azucrinam e a alma fica livre para receber abundantemente mais do que aquilo que foi perdido. Simplesmente, confie na justiça de Deus:

“Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento” (Romanos 2: 6).

Tem muita gente que antes de fazer isso quer saber “como” Deus a vingará. Que tolice! Cabe-nos tão somente liberar o perdão e deixar o resto com Deus.

“Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se. Ofereçam sacrifícios como Deus exige e confiem no Senhor” (Salmos 4: 4, 5).

Sendo Ele misericordioso, pode até ser que perdoe o culpado. Se a pessoa alcançar o arrependimento e a fé, por que não? Se Deus nos perdoou por nossas ofensas contra Ele, por que não perdoaria quem nos ofendeu? Porém, não perdemos de vista que Deus é justo, então não deixará de restituir com multa e juros aquele que perdeu, seja na área que for: material, emocional, espiritual,…

A justiça de Deus não consiste apenas em liberar castigo, consiste muito mais em valorizar a pessoa que se esforça para seguir a Palavra e mesmo defraudada persevera no bem!

“Pelo contrário: ‘Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele’. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Romanos 12: 20, 21).

Independente do que a pessoa tenha sofrido com o dano provocado por outra, a palavra chave é: confie em Deus! Ele vai dar muito mais a quem perdeu e ministrar a justiça com misericórdia da maneira como Ele desejar a quem defraudou.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.