Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a prefeita Margarida Salomão e o secretário de Saúde Ivan Chebli anunciaram nesta quinta-feira, 23, mais uma excelente notícia para a saúde de Juiz de Fora. Foram liberadas pelo Ministério da Saúde (MS) mais 67 equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e nove equipes de saúde bucal.
Com essa ampliação, a saúde do município passa a contar com 179 equipes de Saúde da Família, o que possibilita uma maior especialização e qualidade no atendimento ao usuário. É a primeira vez na história de Juiz de Fora que a saúde bucal está sendo incluída no contexto do PSF, com as primeiras nove equipes.
“Nós queremos saudar esse investimento do Governo Federal que chega agora à Juiz de Fora, na forma de um melhor atendimento, mais amplo, de maior cobertura e de melhor cuidado. Continuamos aguardando ainda a chegada das demais equipes de saúde, previamente anunciadas. Uma ótima notícia para nós,” ressalta Margarida Salomão.
Segundo Ivan Chebli, “nós praticamente dobramos a cobertura da estratégia da Saúde da Família nesta gestão. Com isso, a população vai ter cuidados básicos de saúde de maneira mais próxima do domicílio, um horário mais estendido, as equipes de Saúde da Família terão número de pessoas assistidas menor, melhorando o cuidado, intensificando o cuidado, em especial com aqueles grupos mais vulneráveis”.
Conforme anunciado em setembro, quando da visita do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães, a chegada de novas equipes ainda é aguardada pelo município, além de mais dez equipes multidisciplinares, cadastradas junto ao MS, que aguardam credenciamento.