Qual voz ouvir?! O Exemplo de Elias

Elias é um importante personagem bíblico do Antigo Testamento, considerado um profeta tanto no Judaísmo quanto no Cristianismo. Sua história é narrada principalmente nos livros de 1 Reis e 2 Reis.

Acredita-se que Elias tenha vivido por volta do século IX a.C., durante os mandatos dos reis Acabe e Acazias em Israel. Ele é conhecido por sua coragem, zelo na relação com Deus e seus confrontos com os profetas do deus pagão Baal.

A história de Elias começa com sua aparição repentina perante o rei Acabe, a quem ele profetiza uma grande seca como punição pelos pecados do povo. Durante esse período de penúria, Elias foi caçado pelo rei Acabe, tendo de se esconder e ser alimentado por corvos e por uma viúva em Sarepta, a quem ele ajuda a sobreviver milagrosamente (1Re 17).

Em um famoso episódio, Elias desafiou os profetas de Baal para um confronto no Monte Carmelo. Ele pede que eles invoquem seu deus para acender um sacrifício. Após os profetas de Baal falharem, Elias invocou fogo do céu, demonstrando o poder do Deus de Israel (1 Re 18.16-40) e depois profetizou a chuva que de fato volta a cair sobre a terra seca de Israel (1Re 18.41-46).

Elias também é conhecido por seu encontro com Deus no Monte Horebe, e é este episódio que pretendo destacar como fonte de um importante aprendizado.

Jezabel, a rainha idólatra, esposa de Acabe, prometeu castigar e matá-lo pela humilhação contra os sacerdotes de Baal. Elias ficou com medo, fugiu e entrou em depressão (1 Re 19.1-4). O anjo do Senhor foi ter com ele, encorajá-lo e fortalecê-lo, mas sua plena recuperação só veio a ocorrer quando ele se refugiou no Monte Horebe quando ocorreu o evento sobrenatural descrito em 1 Reis 19:

  1. Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: “O que você está fazendo aqui, Elias? ” 10. Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”. 11. O Senhor lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. 12. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. 13. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias? ” 14. Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”. 15. O Senhor lhe disse: “Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. 16. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta. 17. Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú. 18. No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram”.

Elias lamzntava sua situação e em meio à sua angústia experienciou uma série de fenômenos naturais assustadores, como vento, terremoto e fogo, mas a voz do senhor não estava em nenhum desses estrondos. O que aprendemos com isso? Que os sons que berram não carregam a voz de Deus. São sons que visam perturbar e desviar a atenção, justamente para que não consigamos distinguir a voz de Deus que é branda e suave.

E foi no sussurro de Deus que Elias ouviu o consolo e a solução para o seu problema. Repare que o profeta saiu da caverna quando Deus ordenou e soube reconhecer em meio à confusão e tumulto a voz de Deus.

Façamos o mesmo!

Após o episódio no Monte Horebe, Elias continuou a desempenhar um papel importante na história de Israel. Ele cumpriu cada missão dada por Deus, ungiu Hazael como rei da Síria e Jeú como rei de Israel, que puniram a casa de Acabe por sua idolatria. Elias também ungiu Eliseu como seu sucessor ( 1 Re 19.19-21) que se tornou seu discípulo e continuou seu ministério profético realizando muitos outros milagres e maravilhas.

No final de sua vida, Elias foi presenteado com glória tendo sido levado ao céu em um redemoinho, sem jamais passar pela morte física (2 Re 2).  Nada disso teria ocorrido se ele não tivesse guardado a fé e se esforçado para vencer o desânimo e encontrar em meio a tantos sons a voz do Todo Poderoso.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.