Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participou do Simpósio de Operações de Apoio à Defesa Civil – Operação Dilúvio 2023, em Itaipava e Petrópolis. O evento, realizado nos dias 24 e 25 de outubro, reuniu apresentações de trabalhos feitos pelos servidores do Exército e da Defesa Civil do Rio de Janeiro.
Promovido pelo Comando Militar do Leste e pela 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (Batalhão Dom Pedro II), o Simpósio teve apresentação de trabalhos com temas relacionados ao apoio do exército às ações da defesa civil, principalmente, nos períodos das chuvas de verão. No segundo dia, a Defesa Civil de Petrópolis ministrou palestra sobre o plano de contingência do município para chuvas intensas no período de 2023/2024. Foi realizado, ainda, um simulado prático de acionamento no Posto de Observação do Morro da Oficina, local que em 15 de fevereiro de 2022 sofreu com fortes chuvas.
O engenheiro e supervisor da Defesa Civil, Wilson Netto, representou a Secretaria de Governo da PJF no evento e ressalta a importância de participar em ações conjuntas como esse Simpósio para trocar experiências. “A participação no simpósio foi produtiva para a Defesa Civil de Juiz de Fora, pois conseguimos conhecer mais sobre a participação do exército na atuação dos desastre principalmente na resposta aos desastres em apoio aos municípios”, afirma.
O evento contou com a presença de servidores de órgãos federais, estaduais e municipais, tais como: Aeronáutica Brasileira, Polícia Civil do Rio de Janeiro, Polícia Militar do Rio de Janeiro, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, além da Defesa Civil de Juiz de Fora estiveram presentes a Defesa Civil Guapimirim, Teresópolis e Petrópolis.