O conhecimento capacita e sabedoria é poder!
“O homem sábio é poderoso, e quem tem conhecimento aumenta a sua força” (Provérbios 24: 5).
Quem se enche de sabedoria e conhecimento conhece a si mesmo e sabe como as coisas funcionam. Tem opinião sobre quase tudo, tem ideia do que deve fazer em cada situação concreta, se antecipa em relação aos perigos do mundo e guarda condições para pavimentar um futuro melhor para si e para os seus.
Nossa sociedade tem enaltecido sistematicamente a ignorância e isso não é por acaso. Os poderosos têm interesse na insciência do povo para torná-lo mais suscetível à dominação.
Quanto mais a pessoa estiver no obscurantismo, menos ela é senhora de si, mais é dependente da interpretação que os outros fazem das situações e do papel dela na realidade, menos opções possui, maiores são os obstáculos para se libertar das amarras que a torna inapta para ser quem desejam ser.
“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Efésios 5: 15, 16).
Portanto, aproveite toda oportunidade para estudar. Se não completou o ensino regular, nunca é tarde para retomar os bancos escolares. Se sonha com aquela faculdade, nunca diga em seu coração “eu não sou capaz”, ore a Deus e corra atrás. Ou simplesmente mude os seus hábitos. Em casa, cultive a boa leitura, explore as oportunidades que a internet trás, reavalie os programas que assiste…
Decida hoje mesmo alargar seus horizontes de conhecimento e obter mais sabedoria, torne-se uma pessoa mais capaz e amplie a sua força a cada dia.
“Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela” (Provérbios 3: 13-15)
São tantos os benefícios que a sabedoria e o conhecimento trazem que afirmamos sem sombra de dúvida que a vontade de Deus é de que cultivemos ambos com muito vigor.
“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1: 5).
Mas não confundamos sabedoria com ceticismo ou conhecimento com materialismo. O conhecimento associado à fé é mais sublime e a sabedoria só é sabedoria quando está alicerçada na orientação do Altíssimo.
“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” (Provérbios 1: 7).
Ao contrário do que dizem por aí, a fé faz a mente alçar voos mais altos e descer mais fundo no entendimento da razão última de tudo o que há.
“Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento” (Provérbios 2: 6).