Encontrar o que está perdido

“Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel (Romanos 11: 11).

E quanto aquele que cai? Foi derrubado para permanecer prostrado no chão? De maneira nenhuma!

Todo aquele que cai tem a chance de se levantar. Deus age com misericórdia mesmo com a pesso que não consegue perdoar a si mesmo:

“sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração e conhece todas as coisas” (1 João 3: 20).

Quem erra e se arrepende, cai mas se levanta.

Mas quem peca e se entrega ao pecado, não importa quantas bênçãos recebeu até aquele momento, o que tinha, deixa de ser seu, para aprender que nunca temos nada que seja verdadeiramente nosso, tudo pertence a Deus, que distribui o que é Seu para quem bem quiser.

Deus transforma maldição em bênção, ciúmes em Salvação.

Quem já pisou no lugar santíssimo tem uma responsabilidade sobre si próprio que é intransferível. Ele pode seguir de costas para a Salvação, ou olhar para a bênção derramada sobre muitos, sentir falta do que já foi seu e decidir voltar.

 

Reflita sobre estas três situações:

Primeira: há quem esteja perdido e não sabe. Esse é como a dracma da parábola:

Lucas 15: 8. “Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la? 9. E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’. – Bíblia NVI

Oramos para que Deus nos capacite a encontrar quem está perdido e não sabe. Que sua consciência venha à luz trazendo arrependimento e fé. Assim se fará festa no céu:

Lucas 15: 10. Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”. – Bíblia NVI

Segunda: há quem esteja perdido e sabe, porém, não conhece o caminho de volta. Esse é como a ovelha da parábola:

Lucas 15: 3. Então Jesus lhes contou esta parábola: 4. “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? 5. E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros 6. e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. – Bíblia NVI

Oramos para que Deus nos capacite a mostrar o caminho a quem se perdeu e não consegue voltar. Que veja com clareza a vereda da justiça e retorne são e salvo para a sombra do Altíssimo. Assim se fará festa no céu:

Lucas 15: 7. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se”. – Bíblia NVI

Terceira: há quem esteja perdido, conhece o caminho mas segue se afastando, andando na direção contrária. Esse é como o filho perdido da parábola:

Lucas 15: 11. Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. 12. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. 13. “Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. 14. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. 15. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. 16. Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. 17. “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! 18. Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. 19. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. 20. A seguir, levantou-se e foi para seu pai. “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. 21. “O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. 22. “Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. – Bíblia NVI

Neste caso não há o que possamos fazer senão orar. Pois como o pai que não foi atrás do filho, não cabe a nós fazer nada, apenas o próprio perdido pode decidir voltar. Quando isso acontece se fará festa no céu:

Lucas 15: 23. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. 24. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar. – Bíblia NVI




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.