Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a prefeita Margarida Salomão assinou na tarde desta sexta-feira, 6, a ordem de serviço para o início das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Honório. O novo equipamento beneficiará, aproximadamente, 20 mil pessoas do bairro e adjacências.
“Um momento extremamente feliz em que nós vamos assinar a ordem de serviço para que seja iniciada a construção da UBS nova, que é uma obra que nós tanto desejamos, que foi tão reivindicada Juiz de Fora. Mais de uma vez enquanto deputada eu indiquei recurso pra fazer essa obra e nunca se fazia. Então agora nós vamos assinar essa ordem de serviço, para que nós consigamos finalmente garantir que o bairro Manoel Honório e imediações venham a ser muito bem atendidos”, comemorou a prefeita.
A empresa responsável pela obra é a G Marques Construções Ltda. A previsão em contrato para a conclusão da nova UBS é de 18 meses. O recurso foi obtido através de um esforço conjunto entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e o vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal), que também destacou a satisfação com a assinatura. “É um prazer participar desse momento extremamente especial. É imensurável a satisfação e alegria. Nós tivemos a oportunidade de termos essa oportunidade de trabalhar em prol deste acontecimento que está sendo dado a ordem do serviço hoje. Então estamos com muita alegria, com muita satisfação”.
O espaço físico da unidade, que ficará na Rua Américo Lobo, 1070, atenderá integralmente as normas de vigilância sanitária, segurança do corpo de bombeiros e acessibilidade para pessoas com deficiência física. O prédio será construído dentro de técnicas modernas, constituída por três pavimentos.
O projeto da nova UBS também é composto por sala de espera confortável para 36 pessoas, sanitários adaptados, balcão de recepção, farmácia, sala de vacinas, sala de coleta, enfermagem, curativos e cuidados básicos. Oito consultórios no total, sendo dois ginecológicos com sanitário. Clínica odontológica, com três cadeiras para dentistas, escovário, grande auditório para reuniões da equipe e do conselho municipal de saúde para até 50 pessoas.
Entre as novidades, teremos uma plataforma elevatória para cadeirantes para total acessibilidade. Além disso, a unidade contará com sala de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sala de digitação, banheiros e sanitários, central de material esterilizado, almoxarifado, copa e depósitos.