“O Senhor detesta pesos adulterados, e balanças falsificadas não o agradam” (Provérbios 20: 23).

O capitalismo estimula as pessoas a buscar progredir através de seus esforços. Este é um aspecto positivo, porém, talvez seja o único.

O consumismo e a avareza são marcas desse sistema ao lado do individualismo e do materialismo. Tudo se tornou mercadoria, inclusive, as relações pessoais. Religião, família, justiça, nada está imune aos perversos efeitos do “império do capital”. Por isso, a vigilância deve ser permanentemente calibrada, a fim de que não sejamos tragados pelas perversidades que emanam do sistema que nos enlaça.

O capitalismo embute na cabeça das pessoas que ter coisas é o que valoriza a própria pessoa. O dinheiro acima de tudo, todo o resto ou é mercadoria que se compra ou item secundário, sem valor.

Consequentemente, a própria moral tem sido solapada, ser honesto não é tão importante quanto possuir bens. Não importa se o nome esteja sujo, se é para o deleite do consumo, por que não?! Se for para se dar bem, qual é o problema de passar alguém para trás?! A regra é “levar vantagem” custe o que custar, doa a quem doer. Misericórdia!

Cuidado, pode até ser que o sistema te aplauda, pode ser que a justiça não o julgue, mas não se esqueça que Deus está vendo!

“Tanto quem oprime o pobre para enriquecer-se como quem faz cortesia ao rico, com certeza passarão necessidade” (Provérbios 22: 16).

Outro aspecto terrível do sistema capitalista são as desigualdades sociais.

Os ricos são prestigiados, possuem coisas, frequentam lugares restritos, gozam de benefícios exclusivos, enquanto muitos pobres vivem na miséria, privados do mínimo, incapacitados socialmente para obter uma vida digna. Misericórdia!

O que as pessoas deveriam se dar conta é que a solução para o problema não está nas contabilidades públicas nem tão pouco nas decisões políticas, mas na transformação interior do ser humano.

Pois a opressão econômica é uma das diversas formas de opressão, não vale a pena tão somente trocar uma por outra, a opressão econômica pela opressão política, a opressão política pela opressão ideológica, a opressão ideológica pela opressão social,…

A opressão é uma marca deste mundo governado por forças malignas. A liberdade depende que os corações sejam libertados dos elementos opressores desta era de trevas: inveja, avareza, cobiça, vaidade, preguiça, lascívia, injúria, ira, vícios, …

Tal libertação não é plano de homem, é dádiva de Deus!

Portanto, aos ricos advertimos:

“Então lhes disse: ‘Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens’” (Lucas 12: 15).

E aos pobres proclamamos:

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6: 33).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.